Olá! Tudo bem?
Hoje o assunto é sobre como escrever um e-mail profissional.
Quando se está ingressando no mercado de trabalho, principalmente para exercer serviços administrativos, é normal ter dúvidas que
para muitos parecem básicas. Algumas delas residem em como se comunicar por
e-mail no exercício de suas atividades. Aqui vale a observação: No trabalho não se usa e-mail pessoal, ok?
Para começar a entender esse assunto, é preciso compreender
que o e-mail é uma comunicação formal, que visa garantir a disponibilidade e a
segurança daquilo que se é comunicado bem como o histórico do desenrolar das
ações envolvidas. Há três direcionamentos básicos aos quais a mensagem se destina:
_ Ao público externo. Exemplos: Clientes, parceiros,
fornecedores, órgãos públicos, concorrentes, ações de recrutamento e seleção.
_ Ao público interno, de comunicação esporádica. Exemplos:
Funcionários recém contratados, comunicação pontual com algum setor ou pessoa cuja
comunicação não é recorrente, envio de memorandos, informes e comunicados.
_ Ao público interno, de comunicação constante. Exemplos: Entre
Setores e entre pessoas em todos os sentidos de comunicação (descendente,
ascendente e horizontal).
Quando vamos nos comunicar com o público externo, precisamos
prestar atenção a alguns detalhes importantes, basicamente notando com quem se fala. Observe as sugestões de
estrutura:
Clientes, Recrutamento e Seleção:
Prezado (a) Sr(a) Fulano (a) de Tal
Mensagem clara, simples, objetiva e construída na ordem SVC
(Sujeito, verbo e complemento – Forma direta). Deve-se evitar muitas
intercalações explicativas (vírgulas, travessões e parêntesis) e excessos de pausas
(vírgulas e ponto e vírgula), contendo as informações principais e referências
de forma concisa.
Atenciosamente. Evite usar a forma abreviada. Basta anexar o
“Atenciosamente” na assinatura de preenchimento automático, acompanhada de seu nome e forma de contato, deixando-o em
destaque. Será suficiente. Normalmente, as empresas possuem sua forma própria de assinatura própria.
Parceiros, Fornecedores e Concorrentes:
A/C Sr. (a) Nome da Pessoa de Contato.
Obs.: A/C significa “Aos
Cuidados de”. Exemplo: A/C Sra. Joyce
Egly Souza de Almeida.
Saudação (Bom dia, Boa Tarde ou Boa Noite)
Mensagem clara, simples, objetiva e construída na ordem SVC
(Sujeito, verbo e complemento – Forma direta). Deve-se evitar muitas
intercalações explicativas (vírgulas, travessões e parêntesis) e excessos de pausas
(vírgulas e ponto e vírgula), acompanhada da informação daquilo que se espera
ou o posicionamento sobre o assunto abordado.
Atenciosamente. Evite usar a forma abreviada. Basta anexar o
“Atenciosamente” na assinatura de preenchimento automático, deixando-o em
destaque. Será suficiente.
Órgãos Públicos:
A estrutura poderá ser a mesma dos dois casos acima, com “Prezado(a)
ou Ilustríssimo(a), Sr (a) Fulano (a) de Tal em lugar da saudação ou Ao Setor
Tal, ou ainda, Ao Sr(a) Diretor-Geral do Nome do Órgão, porém, se a comunicação
é feita com servidor específico que está tratando do motivo do contato, algumas
formalidades precisam ser observadas, neste caso, se responde a ofício:
Responda no mesmo formato do documento (impresso ou em pdf
anexo ao e-mail, se for o caso), contendo
as mesmas características como marca d’água (da sua empresa), disposição do
texto, o número do Ofício qual está sendo respondido (importantíssimo) e o nome
de quem estará dirigido o documento, ou sua função, ou setor e órgão ao qual este
pertence. Quando se tratar de “autoridade”, é preciso observar o tipo de
pronome de tratamento adequado. Se tiver dúvidas, consulte o manual de Redação
Oficial vigente no link: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
Quanto ao público interno, temos:
Comunicações esporádicas: São as pontuais e ocorrem por
motivo específico, porém, não habitual. Por exemplo: Quando alguém está participando
de um processo seletivo, receberá e-mails informando a cerca das etapas. Esse
tipo de e-mail até pode compor a rotina da empresa, porém, o contato do setor
com o candidato será durante esse período, e depois, somente quando necessário.
Diferente se considerarmos a relação entre os setores de Compras e Financeiro,
ou entre diretorias, chefias e entre treinamento e seleção, ou ainda entre Vendas e Logística, Estoque e Compras, setores cujas comunicações
ocorrem com maior frequência.
Dessa forma, quando a comunicação é pontual, a formalidade é
um traço presente. Principalmente quando se trata do primeiro contato referente
ao assunto abordado. A partir do segundo contato em diante, vai depender do
perfil da organização. Se for uma organização mais formal, é comum refletir
esse traço sobre a forma e o modo de se comunicar, trazendo para o e-mail esse
tipo comunicação. Se for uma organização mais moderna, é comum a contra resposta dar
continuidade ao assunto de modo mais acolhedor. Aí vai depender de seu discernimento,
do teor do assunto e dos costumes culturais presentes no histórico de contatos
similares.
Já para as comunicações constantes intraorganizacionais,
entre setores e pessoas, somente o primeiro e-mail enviado no dia costuma-se
usar saudações. Imagine que você tenha que enviar dez e-mails sobre o mesmo
assunto ou sobre assuntos diferentes para a mesma pessoa e setor, e acabasse
cumprimentando em todos: Qual a sensação? Grupo de whatsapp da família? Kkkkk Isso
mesmo. Por isso, basta saudar seu colega ou o setor no primeiro e-mail enviado
no dia, nos demais, seja objetivo no que e o que deseja comunicar. Será suficiente
e os coleguinhas agradecem. 😊
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado.
Desejo-te todo
sucesso e felicidade possível.
Forte abraço, gratidão e até!
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