2/6 Cálculo de Custos Aplicado a Brigadeiros, ETAPA 1, Parte 1/2: Compras

O que e quanto devemos comprar quando inciamos um negócio de brigadeiros, é uma das principais dúvidas.

Quando se conhece quanto cada receita que deseja fazer rende, fica mais fácil de planejar a compra, mas quando não, aí fica mais difícil. Nesse caso, fica mais "por escolha" própria.

Por exemplo:
A receita de Brigadeiro Meio Amargo rende 420g. Daí, é só dividir o rendimento da receita pelo peso do doce que deseja fazer. Normalmente, os pesos utilizados do menor para o maior, são: 15, 20 (gourmet), 25, 30 e 35 (dose única). Um docinho com 40g seria enooorrrme!

Se você observar, eu me referi a pesos, então para ue você conheça bem os seus números, vai precisar de uma balança de cozinha. Não tê-la não te impede trabalhar mas, nesse caso, os valores serão sempre aproximados, arbitrários ou hipotéticos.

Caso você não possa investir numa balança agora, uma boa dica é usar uma colher de chá (aquela que é maior do que a de cafezinho) e ir tentando mater um padrão. As forminhas n 4 vão manter seus excessos sob controle de forma mais adequada do que se você usar uma forminha maior.
Outra boa dica é usar aqueles "medidores colher", escolhendo uma das medidas, untando levemente com margarina, e raspando a borda de forma que fique bem rente. Assim você vai conseguir manter um padrão e controlar suas perdas de forma efetiva.

" Tá Joice, nãao tenho balança, não sei quanto rende cada receita e nem sei se vou usar as suas. O que você sugere?"

Primeiro: Saber qual será sua receita "base", pois a partir disso você vai conseguir mensurar quanto e o que vai comprar. Por exemplo:

_ Tomando como base alguém que começa sem balança, usando o medidor colher referente à colher de chá, que pretende fazer cinco receitas, tomando como base a minha, produzindo os seguintes sabores:
1 receita de tradicional;
1 receita de meio amargo;
1 receita de ninho;
1 receita de beijinho, e
1 receita de amendoim.

Para produzir esses sabores, vai precisar:
- 5 latas de leite condensado;
- menos de 150g de margarina ( diferença para cobrir consumo com "untar");
- menos de um litro de leite;
- 50g de chocolate, preferencialmente 50% cacau;
- 45g de cacau em pó;
- 70g de Leite Ninho;
- 150g de Amendoim Torrado e Triturado;
- 70g de Flocos de Côco;
- um pouco menos de um cento de forminhas, e
- confeito granulado tradicional.

Percebeu o problema? Não?

Se você não puder comprar tudo à granel, a fim de controlar seus gastos com estoque inicial, pode acabar "engessando" dinheiro num produto que pode ter um "baixo giro inicial" para seu nível de venda diário, e assim, ter muita "sobra" de estoque dos produtos menos "vendidos" e "falta" de produtos para produzir os mais vendidos.

Nesse caso, sugiro:

Que você reduza as opções de sabores e, com certeza, diminua também a quantidade de brigadeiros que deseja começar. 3 receitas para quem deseja sair para vender em "centros", é bem razoável. Também pode começar fazendo apenas 3 sabores, que combinados entre si, gerem 5 opções.

Assim, sugiro que inicie por 3 "receitas mestres":
- Tradicional;
- Beijinho, e
- Amendoim.
Com esses três você faz também:
- Prestígio (beijinho por dentro e tradicional por fora), e
- Delícia de Amendoim (amendoim por dentro e tradicional por fora).
Dessa forma, você terá mais chances de agradar e testar diferentes paladares.

Daí, você poderá repor seu estoque todos os dias que concluir suas vendas diárias ou, se possível, compre todo material para a produção de uma semana. Além disso, sugiro que, em vez de fazer uma receita de cada, faça duas de tradicional e meia de cada uma das outras duas, pois isso vai permitir um melhor equilíbrio dos sabores ofertados.

Então, digamos que você está começando do zero, já com um estoque inicial razoável, conforme abaixo:
3 latas de leite condensado;
1 litro de leite líquido;
250g de margarina ou manteiga;
200g de chocolate em pó;
100g de amendoim torrado;
100g de flocos de côco;
100g de granulado macio, e
1 pacote de 100 unidades de forminhas tipo tradicional.

Digamos também que você compre tudo isso num mercadinho perto de casa, e gaste uns 20minutos. Por comprar perto de casa, paga mais caro pelos produtos, porém economiza tempo. Também não tem disponível nele volumes maiores.

Com os produtos comprados, você só vai conseguir produzir para um dia, se começar com três receitas. Se quiser começar com uma, opte por brigadeiro tradicional, somente, ok?
Percebeu como as recompras serão bem constantes? Isso pode representar um problema à proporção que o tempo vai ficando escasso, ou os valores e tempo gastos são expressivamente maiores que se você comprasse tudo de vez.


Agora te apresento nossa personagem fictícia, Ana:

Ana não tinha recursos para investir numa produção inicial. Então ela começou aproveitando o que tinha  em casa e comprando o mínimo, vendendo uma receita de brigadeiro tradicional. Ela foi aumentando a quantidade de receitas a cada dia, até chegar ao seu máximo para esse momento de 4 receitas por dia. Ela escolheu vender nos centros comerciais de sua cidade e redondezas viáveis. Ela decidiu que nesse primeiro momento, não tiraria nenhum dinheiro que não fosse para recomprar produtos, pois seu foco era obter os recursos necessários. Assim, em uma semana, Ana já tinha o valor total que precisava com folga.

Antes de começar a produzir, Ana fez alguns levantamentos, para ter mais chances de acertar. Então Ana já sabia por quanto iria vender seus brigadeiros, quanto queria de salário e lucrar com eles. Ela também já sabia quanto e o que deveria comprar para começar seu negócio de forma mais "robusta" e produzir por semana.

Assim, Ana comprou inicialmente, depois que juntou o dinheiro almejado:

- 20 latas de Leite Condensado, e pagou R$6,00 a unidade;
- 3 litros de Leite Líquido, e pagou R$ 3,00 a unidade;
- 2 caixas de 200g de Chocolate em Pó 50%, e pagou R$ 12,00 por caixa;
- 1kg de Margarina Qualy, por R$ 10,00;
- 1kg de Amendoim Torrado e Triturado, por R$ 11,00;
- 1kg de Flocos de Côco, por R$ 25,00;
- 5 pacotes com 100 unidades de Tapetinho  Grande, e pagou R$ 2,00 por pacote;
- 10 pacotes com 50 unidades de Forminha Pétala n 4, e pagou R$ 2,00 o pacote, e
- 2 caixas quadradas para 100 doces de papelão, pagando R$ 3,50 a unidade.

Ana comprou tudo numa mesma loja, onde ela encontrou os melhores preços na média. Gastou 2 passagens, 2hs de trabalho e R$ 248,00 para poder comprar tudo.

Para poder controlar de forma efetiva seu estoque e apurar melhor seus números, Ana precisou alterar os itens comprados para a menor unidade de medida por produto. Assim, Ana registrou em seu caderno "Compras e Movimentação de Estoques" da seguinte forma:

Estoque Inicial Ana Brigadeiros

- 20 latas de Leite Condensado,  R$6,00/ lata (L)
- 3000 ml de Leite Líquido, R$ 0,03/ml
- 400g de Chocolate em Pó 50%, R$ 0,06/g
- 1000g de Margarina Qualy, R$ 0,001/g
- 1000g de Amendoim Torrado e Triturado, R$ 0,011/g
- 1000g de Flocos de Côco, R$ 0,025/g
- 500 unidades de Tapetinho  Grande, R$ 0,02 unid
- 100 unidades de Forminha Pétala n 4, R$ 0,04 unid
- 2 caixas quadradas para 100 doces de papelão, R$ 3,50 unid

E acrescentou:

Outros Gastos
- 2 passagens COMPRAS, R$ 6,40
- 2 hs trabalhadas, R$ 13,73
- COMPRAS 13/07/17*, R$ 248,00

Projeção de Lucro Semana
420 doces × R$ 2,50 = R$ 1.050,00


Você notou que Ana atribuiu valor ao tempo que ela gastou para comprar seu estoque inicial e fazer outras aquisições?

Também notou que, todas as vezes que ela vai repor material ela tem outros gastos além dos produtos comprados? Por isso ela precisa concentrar a reposição do estoque dela uma vez na semana. Isso reduz os gastos e controla os custos.

Quanto ao valor que Ana atribuiu à hora trabalhada, reflete a remuneração do trabalho dela, que ela encontrou quando considerou seu Custo de Oportunidade, antes de iniciar seu negócio.

Já falei a definição para Custo de Oportunidade no post anterior. Dá uma "reolhada" lá, ok?

"Joice, como Ana fez isso?"

Bom, Ana observou que se ela estivesse trabalhando para alguém, no mínimo receberia:
Salário Base + 13¤. Também teria recolhido INSS e FGTS. Fora outros possíveis acréscimos e benefícios.

Então ela pensou que ela tinha um salário base de R$ 1.000,00, antes de perder o emprego.
Ela também considerou que o INSS seria obrigatório, e por isso ela também deveria considerar. Mas para também "valer" para a aposentadoria, precisaria considerar a alíquota de 20% sobre a remuneração bruta, chamada por "Completa", como quando se contribue autônomo.
Outra questão trata do FGTS, que ela teria recolhido para receber futuramente, equivalente a 8% sobre sua remuneração bruta.

Além disso, para a sua faixa de salário, Ana lembrou que teria direito a PIS (14¤ salário, pago pelo FAT, através da Caixa Econômica a trabalhadores de empresas que recebam até dois salários mínimos, com "carteira assinada", e que tenham cadastro de PIS ou PASEP há mais de cinco anos). Apesar de esse 14¤ salário não ser pago direto pelo empregador, ela receberia. Por isso, o considerou também. Lembrou também que teria direito ao Abono de Férias, que equivale a 1/3 do salário bruto (soma de todos os itens sobre os quais incide contribuição previdenciária).

Assim, Ana considerou somente os itens abaixo:
- Salário Base R$ 1.000,00;
- Abono de Férias Proporcional R$ 27,78;
- 13¤ Proporcional R$ 83,33;
- 14¤ (PIS) Proporcional R$ 83,33;
- FGTS ( 8% sobre salário bruto) R$ 93,07,
- INSS (20% sobre salário bruto) R$ 222,22 *
* corrigido!
Salário bruto de Ana: Salário Base + Férias + 13¤ salário.
O 14¤ salário (PIS), como não é pago pelo empregador, foi desconsiderado.
Ana também desconsiderou horas extras e adicional noturno.

Somando todos os itens, Ana encontrou o valor de R$ 1.509,73, que ela considerou como seu Custo de Oportunidade e base para calcular sua Hora Trabalhada (HT).

"Como, Joice???"

Ana considerou trabalhar 8hs por dia, por causa disso dividiu o valor de seu Custo de Oportunidade por 220hs, que é a base usada para essa jornada normal de trabalho (40 ou 44 horas semanais). Dessa forma, Ana chegou a R$6,8624/ht.

Para calcular horas fracionadas (minutos), é preciso conhecer o valor do minuto trabalhado (mt). Para isso, é só dividir o valor da ht por 60 minutos, que equivale a uma hora. No caso de Ana, R$ 0,1144 mt.
Ex.: Se Ana trabalhasse 2:30hs, ela teria de transformar o total de horas (2:30h) em minutos, que equivale a 150 minutos. Depois é só multiplicar 150min x 0,1144mt = R$ 17,16. Compreendeu?
Para quem assistiu o vídeo antes: Todos os valores acima já foram corrigidos, ok?

Ana pretende produzir 420 brigadeiros na primeira semana depois que conseguiu o dinheiro todo para investir em seu negócio, sendo: 64 docinhos por dia mais 100 unidades de uma possível "encomenda para festas" que ela considerou poder ocorrer, inclusive, foi porque ela considerou essa possibilidade, que resolveu comprar duas caixas quadradas para 100 doces.

"Mas Joice, se cada caixa dessa cabem 100 doces, por que Ana comprou duas?"

Porque Ana não estava habituada a trabalhar com essas caixas, então, para evitar ter que voltar à loja caso estragasse na hora de arrumar os docinhos para entregar, ela preferiu se prevenir e resolveu levar duas.

Essa primeira parte da ETAPA 1 de Quatro ETAPAS, termina aqui.

Sugiro que pense num palpite sobre quanto Ana vai LUCRAR por docinho. Guarde esse número para,  mais à frente, ver se você acertou, ok?

O próximo post será a parte 2 dessa ETAPA, no qual abordarei as AQUISIÇÕES.

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