4/6 Cálculo de Custos Aplicado a Brigadeiros _ ETAPA 2: Produção e Embalagem

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje é o quarto post do tópico Cálculo de Custos Aplicado a Brigadeiros, da Série Brigadeiros. Esse tópico foi dividido em 6 partes. Se você ainda não viu os posts anteriores, dá uma olhada aqui no arquivo do blog, e acessa lá meu canal do You Tube @oficinadeoficios para você conhecer os outros vídeos!

Ana agora está na Etapa 2 desse processo de produzir e vender brigadeiros. Nessa etapa ela executará sua produção e preparará seu produto para a venda, além de conhecer uma parte interessante de seus custos, o Custo de Produção, para começar a formar seu preço de venda mínimo, conhecendo, de fato, seus números.

Então, vamos lá?

No post anterior, vimos que Ana organizou as informações em lançamentos, tanto de seu estoque quanto de suas aquisições. Vimos também que Ana já lançou 2 Horas Trabalhadas + 2 Passagens Gastas na ETAPA 1, que serão apurados ao final de sua primeira semana, no primeiro "Balanço Semanal" que irá fazer, na ETAPA 4.

Agora, Ana já começou o seu primeiro dia de produção. "Hoje" é segunda, dia 17/07/2017, e Ana gastou 2 hs para deixar a cozinha "em ponto de bala", que dessa vez, ela não vai considerar nos custos porque ela deixou juntar "o que seria da casa" com "o que seria da produção". Gastou também 1:10 hs para produzir três sabores de massa de brigadeiro, da seguinte forma:

- 2 receitas Tradicional;
- 1/2 receita de Beijinho e
- 1/2 receita de Amendoim.

Consumiu R$ 37,17 nos seguintes produtos do estoque:
3 latas de leite condensado;
360 ml de leite líquido,
110 g de margarina,
100 g de chocolate em pó,
115 g de flocos de coco,
155 g de amendoim torrado e triturado,
160 g de granulado macio,
64 unidades de tapetinhos grandes,
64 unidades de forminhas pétala e
125 ml de detergente líquido*.
* Ana adquiriu um frasco de detergente líquido, 500 ml, no valor de R$ 2,60.

Ana fez as massas à noite, e as deixou descansando por mais ou menos (+/-) 20 m fora da geladeira, para as tampas não "suarem". Depois disso, guardou-as em sua geladeira, devidamente tampadas, para boleá-las no dia seguinte.

No dia seguinte, Ana produziu 64 brigadeiros, todos com 20 g de massa, nos seguintes sabores:
32 brigadeiros Tradicionais;
10 brigadeiros Delícia de Amendoim;
10 brigadeiros Prestígio;
  6 brigadeiros Beijinho e
  6 brigadeiros Amendoim.

Gastou também outros recursos que não em estoque. São eles:
- Energia,
- Água,
- Gás,
- Horas Trabalhadas para bolear, confeitar e "embalar" os docinhos, e
- Contribuição da Parcela de Depreciação da Panela Inox adquirida.

Nessa primeira produção, Ana sinalizou em seus registros: "Sem perdas", pois não teve sobras (resto) de massas que devem ser descartadas, uma vez que consumiu todas as massas que fez para produzir os 64 brigadeiros que serão vendidos. Ou seja, se Ana tivesse produzido algum sabor que gerasse resto, o volume descartado precisa ser lançado aos custos de produção como perdas, por exemplo:

Se ela fosse fazer uma massa de Nutella, que rende 430g, ela iria produzir 21 brigadeiros de Nutella de 20 g cada e descartar 10g, pois essa sobra não deve retornar para a geladeira nem ser congelada. E, para lançar esse tipo de perda conhecida, ela precisa conhecer o custo por grama dessa massa, assim, Ana teria feito da seguinte forma:



Observe que o Custo de Produção será apresentado por Unidade e englobará todos os esforços e recursos utilizados para produzir as unidades de brigadeiro. Significa que o Custo para Fabricar e Preparar para a Venda (Custo de Produção) dos brigadeiros se encerra nesse ponto? Não. Lembra-se que ainda temos mais duas etapas? Então...

"Joice, e se sobrar massa de brigadeiro que uso com outro sabor de massa, como lanço a perda?"

Nesse caso, sugiro que lance essa perda no sabor de brigadeiro correspondente à massa.

O ideal para que os valores sejam mais fidedignos, é que utilizemos as quatro ou cinco casas decimais após a vírgula, independente de serem zeros ou não. Aqui, vamos considerar duas e, às vezes, três, quatro e/ou até cinco casas decimais para garantir um valor mais real e você vá se habituando a registrar assim, ok?

Aí você pode me perguntar: "Sim, Joice, mas e o gás, a energia e a água? Eles não são considerados?"

Ana também não tinha esses valores, pois no início ainda não se conhece o reflexo de aumento em suas contas. Assim, nesse início, ela vai precisar projetar esse consumo, usando uma ideia racional para esse aumento de consumo. Por quê? Porque ela precisa de trabalhar um valor mínimo de venda o mais real possível, pois ela não poderá ficar alterando seu preço de venda com frequência nem aumentar subitamente seu valor de venda logo no início, e, de preferência, em nenhum outro momento que não seja esperado ou justificado. Dessa forma, você pode fazer o mesmo.

Após quatro meses de trabalho, Ana já conhecerá os reflexos reais de aumento em suas contas, inclusive o consumo de gás, e então poderá confirmar se sua projeção foi correta, se precisa ser corrigida, se está afetando significativamente seus números e tals.

Para mensurar seus valores de água, energia e gás, Ana fez o seguinte:

Para Energia
- Considerou uma produção mensal em 1680 unidades de brigadeiro (320 por dia de venda mais 100 de encomendas por semana, calculados para um mês completo);
- E considerou os seguintes aumentos de energia: 
No mês de Abril (antes da produção), consumiu 202 kwh
No mês de Maio (antes da produção), consumiu 198 kwh;
No mês de Junho (antes da produção), consumiu 200 kwh;
No mês de Julho ( início da produção), consumiria 240 kwh;
No mês de Agosto, consumiria 250 kwh;
No mês de Setembro, consumiria 270 kwh, e
No mês de Outubro, consumiria  280 kwh.

Ana desconsiderou os quatro primeiros meses, porque os três primeiros ela deixou apenas para ter uma base do consumo normal de sua casa, que circundou em 200 kwh, usando esse número como marco para, a partir dele, considerar como consumo da produção. Assim, ela pegou a variação dos últimos três meses em kwh (quilowatt-hora): 50+70+80 = 200 khw, e dividiu esse valor por 3 (porque considerou apenas 3 variações) encontrando 66,67 kwh como consumo médio de energia por mês projetado.

Para saber quanto vai custar essa energia sobre cada brigadeiro produzido é necessário saber qual o valor a ser pago pelos 66,67 kwh. Como? Assim:

Em sua conta de energia existe a informação do valor cobrado pelo kwh, que aparece da seguinte forma:


Observe que na gravura acima há uma seta vermelha, indicando como é calculado o valor do kwh. É o campo onde aparece o seu Consumo mensal antes dos acréscimos dos tributos.

Como Ana fez? Substituiu onde aparece "o consumo da casa" pelos 66,67 kwh/mês projetados para seu negócio, assim:
Consumo
= 66,67  x (TUSD + TE)
= 66,67 x (0,22126000 + 0,22792000)
= 66,67 x 0,44918
= 29,9468306

Esse primeiro valor é apenas do consumo, agora é preciso completar com o reflexo dos tributos. Assim:

Adicional Tarifário "das tals bandeiras":
Pega o valor desse adicional, divide pelo seu consumo pessoal ("da casa"). No caso de Ana, o consumo mensal normal da casa, nessa conta, foi de 234 kwh. Assim, encontrou 0,0146581197. Daí, bastou multiplicar pelos 66,67 kwh. Ana achou 0,977256840399. Ela somou esse valor aos 29,9468306, encontrando 30,924087440399.
Obs:. Sempre use a última conta tanto de energia, como de água e gás como referência para mensurar seus valores.

Aplicando a regrinha matemática do "menor, igual ou maior que cinco" para simplificar esse número grande, deixou-o em R$ 30,9241.

Você precisa ficar muito atenta (o) a esse quadro de sua conta de energia, pois no decorrer do ano, vira e mexe esses valores de TUSD e TE variam.

"Tá, Joice, e os demais tributos que aparecem?"

Ana substituiu o valor usado como "B. Cálculo" (Base de Cálculo) pelos R$ 30,9241 encontrados. Dessa forma:



A Contribuição de Iluminação Pública segue o mesmo raciocínio da "Bandeira Tarifária"(Adicional Tarifário), encontrando R$ 0,0664 x 66,67 kwh = 4,4269

Então foi só somar: 30,9241 + 10,04 + 4,4269 = 45,391

Para achar o valor do custo de energia por unidade de brigadeiro produzida, Ana considerou uma produção mensal projetada em 1680 unidades, então pegou os R$ 45,391 e dividiu pelos 1680 achando R$ 0,02702, que deverá ser acrescido ao Custo de Produção por cada docinho feito.

A mesma lógica foi aplicada à água, e Ana encontrou o valor de R$ 0,0112 a ser acrescido ao Custo de Produção de cada brigadeiro feito.

Já o gás, Ana projetou usar 1/3 de uma botija de gás, ou seja, se ela comprava uma botija a cada 3 meses, agora ela vai comprar a cada 1,5 meses. Assim, pegou o valor da "botija reabastecida" R$ 50,00, dividiu por 3 = R$ 16,67. E para achar o valor que deverá ser lançado no Custo de Produção de cada docinho, dividiu os 16,67 por 1680, achando o valor de R$ 0,0099, ou seja, o mesmo que R$ 0,01 centavo a ser acrescido sobre cada doce.

Observe que esses cálculos apresentam valores aproximados, calculados sobre médias, para que seja possível mensurar o consumo e indicá-los nos Custos de Produção. Dessa forma, considerando essas informações, os Custos de Produção lançados por Ana ficaram assim:

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# 1ª produção #  64 unidades de 20 g/unid #

= Tradicional
(-) Leite Condensado                                           2 lt                  =     12,00
(-) Leite Líquido                                              240 ml                =       0,72
(-) Margarina                                                     40 g                   =      0,40
(-) Chocolate em Pó 50% Cacau                     100 g                   =      6,00
(-) Horas Trabalhadas _ Receita                        30 min              =       3,38
= Rendimento: 840 g    a    22,50   ou   R$ 0,0268/g

= Beijinho
(-) Leite Condensado                                          0,5 lt                 =    3,00
(-) Leite Líquido                                                  60 ml               =    0,18
(-) Margarina                                                       10 g                  =   0,10
(-) Flocos de Côco                                               35 g                 =    0,88
(-) Horas Trabalhadas _ Receita                          20 min             =    2,25
= Rendimento: 220 g    a   6,41  ou      R$ 0,0292/g ***
*** Quando existem muitas casas decimais significativas anuladas pela anterior a que foi considerada, é melhor considerar "para cima" a última casa decimal considerada que não considerar. 

= Amendoim
(-) Leite Condensado                                               0,5 lt             =    3,00
(-) Leite Líquido                                                      60 ml            =    0,18
(-) Margarina                                                           10 g               =    0,10  
(-) Amendoim Torrado e Triturado                         75 g               =    0,83
(-) Horas Trabalhadas_Receita                               20 min           =    2,25
= Rendimento: 220 g   a     6,36   ou    R$ 0,0289/g 

= Outros Gastos
(-) Flocos de Côco_Confeito                                  80 g                =     2,00
(-) Amendoim Torrado e Triturado_Confeito         80 g                =     0,88 
(-) Granulado Macio_Confeito                             160 g                =     1,92
(-) Margarina Extra                                                 50 g                =     0,50
(-) Tapetinho Grande                                               64 unid          =     1,28
(-) Forminhas Pétala n 4                                          64 unid          =     2,56
(-) Horas Trabalhadas_Bolear e Conf                    120 min          =    13,52
(-) Contrib. Deprec. Panela Inox 24 cm    1/60     0,0021/unid     =     0,14
(-) Detergente                                                         125 ml             =    0,65
(-) Energia                                                              0,02702/unid   =    1,54  
(-) Água                                                                  0,0112/unid     =    0,72
(-) Gás                                                                     0,01/unid        =    0,64
= Total de Outros Gastos                         R$ 26,35
= Outros Gastos por Unidade                  R$   0,42    


* Custos de Produção por Sabores/dia *
Sabor                                                     Qtd                                 Massa                 Custo/unid
Tradicional                                             32                                   640 g                      R$ 0,96
Delícia de Amendoim                            10                100 g trad + 100 g amend         R$ 0,98
Prestígio                                                 10                100 g trad + 100 g beijinho       R$ 0,98
Beijinho                                                   6                                    120 g                      R$ 1,01***
Amendoim                                               6                                    120 g                      R$ 1,00
= Custo Médio de Produção/unid          64                                   0,0283/g                  R$ 0,99
Sem Perdas    



* Projeção de Faturamento Bruto _ Venda de Terça 18/07/17 *
= PV (Preço de Venda)    R$ 2,50  x  64  = R$ 160,00    



* Observações *   
  • Detergente calculado por observação;
  • Água e Energia calculados por uma previsão de aumento de consumo sobre a média das últimas possíveis três contas projetadas para cada;
  • Gás calculado sobre projeção de consumo com provável redução de recompra para uma nova botija reabastecida.            

Se sobrarem linhas, riscar com X. 
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Observe que, ao se calcular dessa forma, você pode tanto trabalhar os valores de venda diferenciados por sabores, quanto com preços nivelados, porque o Custo de Produção Real por Unidade é conhecido, permitindo assim, saber com precisão quanto cada sabor está trazendo de retorno bruto, já aqui nessa etapa.

Dessa forma, é preciso ter muita atenção e rigor controle sobre esses números, inclusive se trabalhar com preços nivelados pois, um número expressivo e combinado de receitas caras, acima da média, pode desequilibrar a rentabilidade de seu negócio. Assim, sugiro que sempre encontre os valores por sabor, pois, caso trabalhe com mesmo valor para todos os sabores, é preciso saber se todos são satisfatoriamente rentáveis.

Os Custos de Produção terminam aqui, porém, os demais Gastos não. Ressalto o cuidado com as "perdas conhecidas", como com os "descartes e/ou restos" pois eles alteram "para cima" o Custo de Produção Unitário, e é necessário lembrar que elas são somadas aos Custos de Produção quando existem.

Depois de feito todos esses registros no "Livro Controle de Estoque" (nome do Caderno que Ana usou para esse fim), Ana prosseguiu suas anotações, pois ela precisava "Atualizar" seu estoque, dando "baixa nos recursos utilizados", da seguinte forma e em outra página:

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# 1ª Atualização do Estoque #

= Estoque Atual
+ Leite Condensado                                                       17 lt                          
+ Leite Líquido                                                          2640 ml
+ Chocolate em Pó 50%                                              300 g
+ Margarina                                                                 890 g
+ Amendoim Torrado e Triturado                               845 g
+ Flocos de Côco                                                         885 g
+ Granulado Macio                                                     840 g
+ Tapetinho Grande                                                    436 unid
+ Forminha Pétala n 4                                                436 unid
+ Caixa de Papelão para 100 doces Quadrada               2 unid
+ Detergente                                                                  375 ml                      0,0052/ml
= Valor Atual do Estoque         R$ 213,43



* Observações *
  • Saiu R$ 37,17 em produtos do estoque lançados aos Custos de Produção, sendo:

3 latas de leite condensado;
360 ml de leite líquido,
110 g de margarina,
100 g de chocolate em pó 50%,
155 g de amendoim torrado e triturado,
115 g de flocos de côco,
160 g de granulado macio,
64 unidades de tapetinhos grandes,
64 unidades de forminhas pétala n 4 e
125 ml de detergente líquido.
  • Foi comprado um detergente de 500 ml por R$ 2,60;
  • As demais informações são idênticas às do dia 13-07-17 (Estoque Inicial), exceto a depreciação da panela inox com fundo triplo 18/10 de 24 cm que começou a ter sua primeira parcela amortizada.                                                                                                                                  

Se sobrarem linhas, riscar com X.
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Pontos Importantes

  • Os valores do estoque em unidades só mudará se houver nova compra do mesmo produto por valor diferente. Nesse caso, se multiplica o saldo existente do produto "reposto" pelo valor anterior em unidades, soma o valor encontrado dessa multiplicação ao novo valor pago pelo mesmo produto e divide esse resultado pelo somatório em unidades de saldo atual desse recurso. Por exemplo, observe o saldo abaixo do Amendoim Torrado e Triturado:

= Estoque Anterior
+ Amendoim Torrado e Triturado                          103 g                                    0,011 g

= Compra
+ Amendoim Torrado e Triturado                        1000 g                                   0,012 g    

= Estoque Atual
+ Amendoim Torrado e Triturado                        1103 g                                    0,012 g

Como foi achado o novo valor do grama de Amendoim Torrado e Triturado? Assim:

[(103 x 0,011) + (1000 * 0,012)] / 103 + 1000=
[  1,133 + 12 ] / 1103 =
13,33 / 1103 =
0,0119066...

Simplificando: 0,012.



Se você trabalhar com 4 ou 5 casas decimais após a virgula, sugiro considerar o valor real, porém esse arredondamento para 0,012 é muito próximo ao real podendo ser tranquilamente utilizado;


  • Ou você pode simplesmente atualizar para o novo valor pago por grama porém, por causa das possíveis variações nesse valor, principalmente se consideráveis, você perderá o valor médio, correndo o risco de girar em prejuízo. Então, é mais indicado fazer como na imagem acima;


  • A próxima movimentação do Estoque tomará por base a última atualização dele;


  • Na Observação: " Saiu R$ 37,17..." você pode excluir a parte que discrimina os itens utilizados, porém, essa informação é importante se você quiser um resumo rápido do quê e quanto saiu de seu estoque no dia;


  • As informações sobre quantidades produzidas, sabores, custo unitário de produção, custos médios  e etc são importantes porque, se você quiser gerar "Relatórios Gerenciais" sobre a produção, apontando os sabores mais consumidos, quais estão em alta, em baixa, em quais vale a pena apostar, quais são seus "carros-chefes", quais devem ser descontinuados... Você consegue extrair essas informações juntando todas as produções de um período. Assim, à grosso modo, esses dados já estão ali, é só somar por sabores fabricados dentro do período que deseje observar ou rota que queira analisar, para obter as informações desejadas;

  • Quando for registrar a produção, lance primeiro a parte das massas, depois que terminar de fazê-las. Somente após concluir a fase de bolear, confeitar e embalar é que devem ser lançados os demais dados, porque, se você "perder" (deixar cair...) alguma unidade, ela precisa ser lançada como perda, sobre o sabor (es) da(s) massa(s) que foi (foram) perdidas, resultando em um novo valor para o Custo de Produção.


Na próxima Etapa, Vendas, acrescentaremos os percentuais de "Perdas por Retorno" e "Pagadores Duvidosos", este só deverá ser acrescido caso você resolva trabalhar com "Fiado" (Ceder Crédito) ou receber cheques. Também acresceremos os demais Custos, os de Venda, como embalagens extras, passagens ou transporte, horas trabalhadas, refeições e o percentual de lucro desejado por Ana, para então, conhecer seu preço mínimo de venda.

Está claro até aqui?

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O próximo post, 5/6, será a  ETAPA 3: Vendas.

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Obrigada e Até!



                         










Comentários

  1. Olá Joice TD bem? Meu nome e Lucimar sou tecnica de enfermage, trabalho em uma clínica de exames e diagnóstico por imagens moro em Porto velho Rondônia tenho assistido seus vídeos e estou amando suas dicas. Estou querendo entrar para o mundo da confeitaria e essa matéria foi de grande importância prá mim, embora achei um pouco complexo, com muita informação mas acredito que aos poucos vou me adaptar quero agradecer pela dedicação e empenho . obrigada

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    1. Olá, Lucimar! Fico feliz que esse conteúdo esteja sendo útil parati. Devo trazer em breve um compilado com informações mais fáceis de compreender e com novas dicas. Abraços e Sucesso!!!

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