Olá, tudo bem?
Hoje, como prometido, vou passar mais dicas sobre como trabalhar com brigadeiros e elas também podem ser aplicadas a outros produtos e à revendas. Então, vamos lá?
Assista ao vídeo clicando sobre esse link: https://youtu.be/IVFQlj3X2IE
Cada um que realiza e se dedica a uma atividade, desenvolve meios e métodos de melhor realizá-la. Esse conhecimento tácito é precioso e gera melhorias no desempenho tanto daquela atividade específica quanto adaptações que podem ser feitas em outras. Dessa forma, aprender com quem faz e fez pode ser um caminho mais econômico e mais assertivo quando decidimos por em prática a mesma atividade. Assim, desejo que tudo o que aprendi fazendo brigadeiros e estudando esse tipo de negócio a fim de desenvolvê-lo, lhe seja útil.
Primeira Dica: Montagem Eficaz dos Custos
Alguns dos erros mais comuns de quem começa um negócio é não analisar sua viabilidade, não calcular os custos reais envolvidos no empreendimento, não pensar sobre como será a logística de compras, estoque e reposição, e não delinear como será sua estratégia de vendas. E para desenvolver bem qualquer negócio, inclusive o de brigadeiros, é preciso compreender todos esses fatores.
Assim sendo, mensurar se o negócio está indo bem ou se está obtendo lucro somente tomando por base o valor gasto com as matérias primas acrescendo apenas o valor da embalagem usada diretamente no docinho, sem considerar todos os demais gastos envolvidos, é realizar um empreendimento às escuras.
Dessa forma, é preciso identificar corretamente todos os custos envolvidos, por exemplo:
- Matéria Prima (Custo de Produção);
- Transporte (Custo de Compras e Vendas);
- Energia (Custo de Produção, Administração e Manutenção);
- Água (Custo de Produção e Manutenção);
- Produtos de Limpeza e Higiene (Custo de Produção e Manutenção);
- Embalagens (Custo de Produção e Vendas);
- Testes e Desenvolvimentos de Novos Produtos (Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento);
- Uniformes (Gasto com Produção e Vendas);
- Instrumentos, Ferramentas e Maquinários (Investimento em Produção);
- Material de Escritório (Gastos Administrativos);
- Horas Trabalhadas (Custo em Compras, Produção, Vendas, Administração, Manutenção e Pesquisa e Desenvolvimento - P&D);
- Tributos e Outros Recolhimentos;
- Outros Gastos e Investimentos com Expansão;
- Gastos com Identidade Visual;
- Fundo de Reservas...
Observe que há vários tipos de Custos, Gastos e Investimentos envolvidos no processo de empreender e nada, absolutamente nada, deve ser ignorado.
Isso significa que, se você empreende a partir de sua casa, você está realizando um tipo de Empreendimento de Baixo Investimento e os custos que geralmente são considerados fixos em outra modalidade, nessa será preciso encará-los como variáveis porque, se você não produzir nada, não perceberá acréscimos no consumo habitual de sua residência, caso tudo se mantenha constante.
Dessa forma, para ser possível mensurar com mais assertividade os custos de itens como energia, água, telefone, internet, material de limpeza e higiene bem como a quantidade de horas trabalhadas você deverá acompanhar as alterações nas contas e na evolução desses gastos, mas, para não ficar no escuro e já se prevenir cobrindo-os de forma que lhe seja possível enfrentar as oscilações mais seguramente, sugiro que preveja esses custos com, no mínimo, os mesmos parâmetros que ilustrei na Série Cálculo de Custos Aplicados a Brigadeiros, lógico, tomando como base os valores de sua localidade.
Você pode assistir a série que citei a partir desse vídeo abaixo
ou iniciar sua leitura aqui no blog, clicando sobre o link acima destacado em verde.
Quando não realizamos a mensuração dos Gastos Totais de forma correta, nem determinamos a margem de lucro e deixamos de prever as perdas, nos colocamos numa situação de risco, uma vez que, sem a discriminação correta das parcelas que compõem seu faturamento, a sensação de estar ganhando mais do que realmente está pode, simplesmente, te iludir e você acabar por desviar recursos que não deveriam ser comprometidos com gastos diferentes daqueles para os quais tais valores estavam previstos.
O fato acima também pode te levar a realizar diversos reajustes em curtos espaços de tempo, o que pode gerar desconforto para seus clientes. Outro ponto interessante é o cuidado ao realizar promoções pois, se a diferença no valor unitário do produto for muito grande, pode gerar descrédito e desconfiança. Assim, conhecer seus valores permite realizar decisões melhores e mais eficientes, inclusive no que tange às promoções e preço habitual de venda.
Vale ressaltar que, tanto o posicionamento frente ao seu mercado quanto a identificação do Custo Marginal* de produção são vitais para que você direcione suas estratégias de compras, produção, vendas e marketing, neste quesito especialmente, destaco promoção e propaganda. Percebe como não é apenas comprar os produtos, produzir e vender? Aprender sobre gestão e administração é muito importante. Voltar a estudar matemática também, ao menos as operações básicas. Claro, fazer por feeling ajuda quem não tem essa bagagem, mas não garante que esse feeling estará sendo usado da melhor maneira possível e nem se garante a realização de um empreendimento de sucesso apenas pelo discernimento daquele que o opera e direciona uma vez que, dependendo do desenvolvimento, chegará um momento que será necessário parar e aprender ao menos noções sobre esses quesitos, ainda que contrate alguém para os executar.
*Obs: Custo Marginal = Quanto você gasta a mais para produzir uma unidade de produto. Conhecer esse dado permite que você identifique qual o ponto máximo de produção que lhe traz o maior retorno possível, já que, a partir dele, você começa a ter redução dessa margem de retorno podendo, inclusive, passar a operar em prejuízo.
*Obs: Custo Marginal = Quanto você gasta a mais para produzir uma unidade de produto. Conhecer esse dado permite que você identifique qual o ponto máximo de produção que lhe traz o maior retorno possível, já que, a partir dele, você começa a ter redução dessa margem de retorno podendo, inclusive, passar a operar em prejuízo.
Segunda e Terceira Dicas: Logística de Compras e de Estoque
Você deve ter em mente o seguinte: Quanto mais vezes você tiver de ir comprar, principalmente se longe de onde você produz mesmo que não tenha que gastar com transporte, você terá aumento em seus custos operacionais devido às Horas Trabalhadas empregadas para a execução dessa atividade.
Para compreender melhor esse assunto, sugiro que assista a edição extra que fiz do vídeo matriz sobre o título desse post:
Outro ponto relevante que o vídeo destaca está em estabelecer um dia específico para compras e reposições, para a faxina em seu local de trabalho e os horários para realizar os serviços de manutenção, administração e a atividade de desenvolvimento, algo que é muito importante. Entender também que a manutenção diária e a ordenação do seu espaço são igualmente importantes para facilitar o manejo de estoque, o controle dos recursos empregados bem como deixar o processo de produção fluído e organizado, além de aumentarem seu foco durante a execução de sua atividade laboral, são essenciais para que você possa desenvolver o planejamento de produção e venda bem como poder organizar suas rotas, caso escolha trabalhar com elas.
Além disso, proceder dessa maneira garante produtos sempre frescos, distantes da validade, evita encalhes, reduz os riscos desse tipo de negócio e ainda promove um controle mais eficiente de todas as etapas bem como um giro de estoque e capital eficazes e enxutos, já que seu estoque será funcional, não devendo ter exageros.
Para você ter uma ideia, levou uns oito meses até que fôssemos
capazes de comprar e girar um estoque nesse nível.
Quarta Dica: Apresentação
Eis um quesito extremamente importante uma vez que primeiro compramos uma ideia a partir do que vemos para então formarmos sobre ela um conceito.
Basear-se nesse princípio e trabalhar sua imagem pessoal, sua linguagem corporal e sua postura comunicativa são essenciais para alcançar êxito em qualquer empreendimento que você se dedique. Assim, tanto sua aparência, quanto de seus produtos, das embalagens, da forma como você transporta as mercadorias, as disponibiliza e as entrega bem como sua forma de agir e interagir com as pessoas, independentemente de serem seus clientes, compõem um pacote que forma uma parcela significativa do processo de vendas.
Assim, algumas dicas e sugestões importantes nesse quesito, são:
- Apresentar-se asseado;
- Com cabelos preferencialmente limpos, contidos e controlados;
- Ter unhas sempre limpas e preferencialmente curtas;
- Usar roupas e sapatos confortáveis, adequados e harmoniosos tanto entre si quanto com seu corpo bem como seu estilo e função exercida;
- Ter especial cuidado com odores desagradáveis e cheiros fortes;
- Cuidado e zelo com o aspecto dos utensílios que você utiliza para transportar e expor sua mercadoria;
- Prestar atenção ao manusear dinheiro e alimentos. Um frasco pequeno com álcool gel pode ajudar a diminuir os riscos de contaminação, mas sempre que possível, lave as mãos;
- Observar a disposição dos docinhos expostos para venda ou para entrega, a combinação das cores das forminhas (caso não utilize apenas uma cor), a harmonia no padrão dos doces e das cores que eles produzem buscando combiná-los de forma "confortável à vista" com a finalidade de compor uma combinação mais lógica entre os sabores dispostos ao lado uns dos outros, notando se não há conflito entre aromas nem de cores nos docinhos e se há uma folga entre eles que lhe permita retirá-los sem tocar em outros;
Era assim que eu arrumava os docinhos para festa (15g) no início. Observe que eu nem usava colmeia ou forminhas pétala, mas zelava para que chegassem todos muito bem. Depois eliminei as variações de tamanho e passei a operar apenas com 20g, tanto para as vendas nas ruas quanto para festas e eventos. Neste caso, você pode até operar com algum percentual de desconto para vendas no cento, se for saudável para seu negócio.
- Beba água, ajuda a hidratar-se e a refrescar o hálito. Caso tenhas problemas com mau hálito ou sudorese, busque um especialista. Além do SUS e das Clínicas Populares, várias Faculdades e Universidades prestam diversos serviços de atendimento no âmbito da saúde, quando não gratuitos, com preços bem acessíveis que podem te ajudar a tratar e resolver esses tipos de transtornos. Na internet também há canais como o de Dr. Dayan Siebra, que tem um conteúdo super responsável e pode te ajudar, mas isso não elimina a condição de procurar atendimento especializado, ok?;
- Tente se alimentar mais leve, principalmente antes de sair para vender. Fuja dos alimentos ricos em gorduras e muito sal pois você pode acabar sofrendo mal estar por causa do calor e da atividade, ficando impedida(o) de concluir seu dia de trabalho ou, até mesmo, tendo que ser socorrida(o) de repente.
Afinal, não adianta nada investir em identidade visual, em propaganda e divulgação se todos os outros detalhes bem como a qualidade do produto não agregam valor junto ao seu cliente através de uma experiência, no mínimo, satisfatória sendo que, o ideal é que essa experiência seja surpreendente para que seu cliente seja fidelizado, passe a compor sua base e tenha a iniciativa de promover suas vendas.
Quinta Dica: Como Vender
A primeira coisa que você precisa ter em mente quando vai vender é que você está trabalhando e não pedindo esmolas. O fato de seu trabalho ser venda ambulante ou nas ruas não significa que você se tornou um pedinte, mas que você está na sua labuta desenvolvendo sua atividade laboral e, por isso, evite apelos que remetem a ideias que constrangem outras pessoas a "lhe ajudarem" comprando seus produtos. Clientes fidelizados são clientes conquistados, mesmo que inicialmente ele, por hábito, argumente que irá te ajudar comprando seus doces. Assim, isso parte dele e não de seu apelo. Por esse motivo, nem a sua postura corporal nem sua entonação de voz deve remeter a tal ideia.
Dessa forma, sugiro que deixe seus clientes e os potenciais consumidores de seus produtos à vontade. Ofereça seu docinho com simpatia e empatia pois você não conhece a intimidade de cada um, nem se eles estão com os recursos disponíveis, mesmo que o valor do doce pareça pequeno. Trabalhe os outros recursos que promovem e facilitam suas vendas de forma combinada. Afinal, é o conjunto e a qualidade de seu produto que devem atrair e produzir a ideia de satisfação que culmina numa experiência positiva construindo uma relação de ganha-ganha e duradoura.
Acima, uma forma simples e de baixo custo para você trabalhar sua identidade visual. Desenvolvemos em casa todos esses arquivos e imprimimos numa gráfica. Observe que a embalagem plástica é daquelas de acetato quadrada que cabem quatro doces. Elas facilitam muito para que o cliente compre mais de uma unidade e leve para casa ou até mesmo presenteie alguém. Outra opção para terminar de compor, é comprar sacolas de papelão de cor lisa ou da cor natural pois são mais fáceis de não faltarem nessas casas que vendem produtos para festas, porém elas só devem ser usadas quando for encomenda, pois são caras. No dia a dia, a velha e "não tão boa" sacolinha de plástico, de preferência biodegradável, vai resolver a questão.
Nunca toque nos objetos alheios ou seja rude, intrometido, invasivo ou inconveniente. Não leve informações ouvidas ou as propague, nem para se defender. Neste caso, a sua postura e conduta te defenderão, então, não se preocupe nem se ocupe com fofocas e outros tipos de perda de tempo, foque-se em seu trabalho e em como o executa. Aja e porte-se com discrição, educação, equilíbrio, presteza não exagerada, honestidade, respeito, ética, responsabilidade, transparência e com franqueza útil e equilibrada independentemente da pessoa com a qual você interaja e de onde você esteja. Às vezes você vai se irritar ou se sentir ofendido, mas tente manter o controle, pois quando um não quer dois não se confundem. Evite situações constrangedoras e pessoas inconsistentes, tratando-as com inteligência sem comprometer-se de forma pessoal em qualquer relação que promova desigualdade ou vantagem questionável.
Preste atenção em seu cliente e busque memorizar as histórias, detalhes e gostos que ele lhe transmite. Ouça o que ele diz e pede, mesmo que ele nem saiba direito o que pretende ou deseja. Tente perceber seu perfil, gosto, forma de ser e agir a fim de traçar as opções que poderão ser ofertadas a ele e identificar como e quando fazer tais ofertas, aumentando assim suas chances de sucesso bem como o estreitamento saudável das relações com ele. Todos esses fatores juntos e combinados geram credibilidade e confiança. Assim, lembre-se o quanto é difícil conquistá-las, porém é muito fácil perdê-las, por isso, não se comprometa se não puder cumprir e evite se envolver em situações comprometedoras. Erros e situações inesperadas ocorrem, mas seja responsável, especialmente com os prazos, e saiba diferenciar o que pode ser flexível e o que jamais deve ser flexibilizado, por exemplo: A promessa de desenvolver um novo sabor pode ser flexível sobre quando será desenvolvido, mas a entrega agendada não. Esta deve ser cumprida à rigor, no turno marcado e, caso tenha horário agendado, ser entregue na hora marcada.
Explore a apresentação e o perfume de seus brigadeiros, pois eles são dois dos mais fortes apelos de vendas. Quando a pessoa se demonstra indecisa, abrir a vasilha ou destampar o recipiente onde os doces se encontram se revela um convite decisivo. Dessa forma, garanta sempre que: brigadeiros que contenham chocolate ou cacau estejam juntos dos outros que não os contém, intercalando os sabores.
E, por fim, trabalhe com alegria, dedicação, satisfação, leveza, suavidade, carisma e espontaneidade não forçada. Seja você, preferencialmente, em sua melhor versão de si mesmo. Seu cliente e os demais potenciais consumidores irão perceber o conjunto presente em você, se não hoje, amanhã, depois ou no dia que ele sentir que deve. Se faça presente e deixe que ele se aproxime e te convide. Creia, é a forma mais gostosa e sólida para conquistar clientes fiéis. Dessa maneira, ele mesmo se motivará a conquistar novos clientes e fazer vendas por e para você. Assim sendo, cuide, cultive, preserve e aprecie as relações e vínculos formados, não com o objetivo de uso, mas de zelo e gratidão verdadeiros. Dessa forma, não há o que se falar em vergonha de por seus brigadeiros na mão e sair ofertando. Isso é um trabalho digno e rentável como vários outros, ok?
E, por fim, trabalhe com alegria, dedicação, satisfação, leveza, suavidade, carisma e espontaneidade não forçada. Seja você, preferencialmente, em sua melhor versão de si mesmo. Seu cliente e os demais potenciais consumidores irão perceber o conjunto presente em você, se não hoje, amanhã, depois ou no dia que ele sentir que deve. Se faça presente e deixe que ele se aproxime e te convide. Creia, é a forma mais gostosa e sólida para conquistar clientes fiéis. Dessa maneira, ele mesmo se motivará a conquistar novos clientes e fazer vendas por e para você. Assim sendo, cuide, cultive, preserve e aprecie as relações e vínculos formados, não com o objetivo de uso, mas de zelo e gratidão verdadeiros. Dessa forma, não há o que se falar em vergonha de por seus brigadeiros na mão e sair ofertando. Isso é um trabalho digno e rentável como vários outros, ok?
No próximo vídeo o assunto será sobre Combinação de Sabores, Montagens de Brigadeiros e como Compor um Mix Inteligente. Esse conteúdo deverá estar disponível tanto aqui quanto no canal do YouTube em 05/09/2018, por volta das 20hs, se Deus assim permitir.
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