6/6 Cálculo de Custos Aplicado a Brigadeiros _ Etapa 4: Apuração de Resultados e demais alocações de outras despesas


Olá, tudo bem?

Hoje é o último post dessa série.

O empreendimento de baixo custo iniciado a partir de casa é um fenômeno histórico que tem ajudado as economias sobreviverem frente às crises. Um dos principais desafios dessa modalidade de empreendimento é o cálculo dos custos reais para a formação de preços de venda mais apropriados, visto que, inexiste a maioria das despesas fixas comuns relacionadas diretamente a ele. Isso faz com que os Custos, que normalmente são fixos em negócios cujo formato é mais tradicional, se transformem em custos variáveis e, daí, a dificuldade em identificar quais são os custos fixos realmente existentes a fim de encontrar o Ponto de Equilíbrio qual esse novo negócio precisa operar para que, a partir dele, comece a gerar lucro real.  Assim, conhecer o Ponto de Equilíbrio é algo vital para qualquer empreendimento. Entender sua aplicação e funcionalidade esclarece o empreendedor sobre sua real situação e as decisões sobre as quais precisará tomar. 

"Ana" (saiba quem é Ana visitando o post 1/6 desse tópico) iniciou seu negócio com algum conhecimento mas, o mais comum, é o surgimento de "empreendimentos por necessidade" guiados basicamente por instinto, do que por uma necessidade direcionada através de uma razão competente. Ana já sabia que inicialmente ela iria "operar no prejuízo de um lucro aparente", como é comum a todo e qualquer tipo de negócio que está no início. Assim, a ideia estabelecida sobre "nos dois primeiros anos, você trabalha trocando dinheiro ou tendo prejuízo e, se você sobreviver a esse estágio, só depois do terceiro ano é que vais começar a ter lucro de fato", faz sentido. Como assim?

Nesse momento de implantação e início de alicerce, Ana fez algumas opções importantes:
1 - Ela não quis se comprometer com "Contas a Pagar" (boletos e prestações) diretamente relacionada ao seu negócio, além de sua própria remuneração;
2 - Preferiu iniciar na informalidade, ainda que o valor mínimo da Seguridade do MEI seja baixo, porque ela não queria se preocupar com dívidas (isso pode ser um tiro no pé, melhor é que se pague);
3 - Ana admitiu que inicialmente, por causa da demanda, seu salário não cobriria o valor de Base usado como Custo de Oportunidade (CO);
4 - Ana preferiu iniciar seu negócio com capital próprio.

Por esses motivos é que seu GAD (sigla que usei para identificar Gastos Diversos e Administrativos) resultou nos itens utilizados. Caso Ana já tivesse a Parcela de Mei, esta deveria ser somada, bem como qualquer outro gasto cuja prestação seja diretamente gerada pelo e para o negócio, que não esteja classificada em Custos de Produção/Embalagens ou Vendas. Esses acréscimos ao GAD força um reajuste no Preço de Venda ou em sua manutenção através da redução na qualidade do produto, ocasionada pelo barateamento dos custos da matéria prima utilizada, e/ou nos resultados do processo produtivo, através da precarização dos recursos e procedimentos empregados. 

Para o Cálculo do GAD, aos Diversos em questão, poderia ter incluído, por exemplo, os itens adquiridos no início, que não tenham configurado investimento:

+ Colher de Silicone Cabo Longo                                         1 unid                               11,60/unid
+ Vidro com tampa tipo Marmitex 500 ml                        3 unid                              14,90/unid
+ Potes de Vidro tipo Biscoito Médio                                  3 unid                               8,50/unid
+ Pão Duro de Silicone Cabo Curto                                     1 unid                                8,00/unid
+ Livro Caixa                                                                            1 unid                               15,00/unid
+ Caderno 1 Matéria Capa Dura                                           3 unid                                6,90/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Azul                                       1 unid                                2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Preta                                     1 unid                                2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Vermelha                             1 unid                                2,00/unid

+ Corretivo Líquido                                                                1 unid                                 3,00/unid
= Total de Itens que Não São Investimentos                                                      R$ 134,50

Porém, como o valor pago por esses itens adquiridos inicialmente será restituído logo no primeiro fechamento de mês, e Não constituem um volume de compras constante, preferi deixar como foi feito.

No caso de Ana, para quem quiser antecipar o próximo post, Ponto de Equilíbrio, os dados mensais são:
CF = 1.487,50 (CO de Ana) + 45,00 (MEI) = 1.532,50
CV = 1,88, equivale a 24,8%, o mesmo que 25% 
Depreciação mensal = 3,50 (panela)
Lucro desejado = 25%
PV = 2,50
MCu = 0,62
MDu sem ML = 0,05
MDu com ML = 0,54
PL inicial de ANA = 684,90

Sendo:
Qc = CF/MCu
Qe = (CF + L)/MCu
Qf = (CF - D)/Mcu

e

Q = [ DF / (100 - % de CV)] x 100

onde
Q = Ponto de Equilíbrio, o resultado é expresso em moeda corrente;
Qc = Ponto de Equilíbrio Contábil, o resultado é expresso em unidades;
Qe = Ponto de Equilíbrio Econômico, o resultado é expresso em unidades;
Qf = Ponto de Equilíbrio Financeiro, o resultado é expresso em unidades;
D = Depreciação Mensal;
DF = Despesas Fixas, aqui = CF.

Assim, para que o negócio de Ana comece a gerar lucro de fato, ela deveria vender acima de R$ 6.130,00/mês ou 2.452 unidades/mês, porém, o Qe dela aponta a necessidade de vender pelo menos 2748 unidades/mês, o que proporcionaria um faturamento bruto de R$6.870,00! Se duplicarmos o resultado obtido por Ana nesse início, que corresponde a metade de um mês operacional planejado, encontraremos um bruto de R$ 3.700,00/mês que equivale a 1480 unidades produzidas e vendidas, ou seja, abaixo do que fora planejado (1680 unidades/mês). Guarde essa informação.

Nesse momento, o Ponto de Equilíbrio de Ana exige pelo menos 2.380 unidades/mês, este considera como DF somente o seu CO, uma vez que, se ela não produzir nada, não terá nenhuma obrigação a cumprir, exceto com a manutenção de sua vida pessoal, que é diferente de seu negócio "Brigadeiros da Ana". Lembre-se que o CO de Ana representa sua remuneração (seu salário). Observe-se que, no planejamento de Ana, ela parte de uma produção mensal esperada equivalente a 1680 unidades/mês, por isso é que ela "admitiu operar inicialmente em prejuízo de um lucro aparente", ok? Isso significa que seu negócio terá vencido a "primeira fase" do início quando passar a produzir e vender mensalmente 2.380 brigadeiros pelo menos, ou seja, ela irá passar a obter pelo menos sua remuneração integral, quando gerar uma demanda fixa de 700 unidades/mês a mais do que ela planejou inicialmente.

Prestados os devidos esclarecimentos, vamos saber o que Ana fez na Etapa 4?

Nessa Etapa, Ana vai "apurar" seus resultados, lançar seus registros gerenciais de forma bem simples, e realizar a "Consolidação da Movimentação Real" de seu Caixa. Também irá extrair dos dados gerados as informações que apontarão quais serão as decisões necessárias para seguir em frente.

Então, vamos lá?

Ana levou 64 brigadeiros para vender em sua "Rota de Terça", e vendeu todos. Cada brigadeiro foi vendido por R$ 2,50. Ana não cedeu crédito (fiado), nem recebeu cheque. Fez um lanche, e usou apenas duas conduções. Das 20 embalagens quadradas de acetato para 4 doces que levou, retornaram 4. Não retornou nenhum saquinho de pipoca. Com essas informações, ela registrou seu primeiro as movimentações em seu caixa: 



Esses registros devem ser diários.
Observe que nesse Livro Caixa que ela comprou, existe um lado Débito e Outro Crédito:




O motivo é que de um lado deveriam ser lançadas as saídas e no outro as entradas, de forma que no balanço, ambas movimentações se igualem no somatório final de ambos os lados. Porém, Ana preferiu realizar movimentos de entradas e saídas, apurando o saldo final em caixa diário, o que lhe permite fechar o mês de forma rápida, comparando o saldo final do dia e o quanto ela tem "em mãos". Esses valores devem, obrigatoriamente, coincidir:



Dessa forma como ela registrou, é possível perceber se "as coisas estão indo bem", inclusive "quebras de padrão", que podem indicar ocorrências isoladas, anomalias ou mudanças comportamentais. Observe que em cada coluna há o uso de uma cor. Azul para a coluna Entradas, Vermelho para a coluna Saídas e Preto para a coluna Saldo. Cada tipo de movimentação deve ser feito na linha da coluna correspondente e na cor que corresponde seu tipo. Isso se faz necessário para que as movimentações sejam facilmente identificadas.

Não é preciso comprar um livro desses, basta que seja possível ter colunas com data, nome e tipo da movimentação. Pode ser usado um caderno, planilhas eletrônicas ou o livro Movimentação de Caixa Diário pequenos, cuja movimentação é feita um dia por folha. 

Depois de feios os registos no Caixa, Ana fez a Atualização diária do seu Estoque e demais informações em seu Caderno De Controle Geral (Estoque e Outros), deixando-o assim:
.......................................................................................................................................................


*Controle Geral*

= Estoque (antes da segunda produção)
+ Leite Condensado                                                                  17  lt                                  6,00/lt
+ Leite Líquido                                                                      2640 ml                               0,003/ml
+ Chocolate em Pó 50%                                                         300 g                                  0,06/g
+ Margarina                                                                              890 g                                 0,01/g
+ Amendoim Torrado e Triturado                                       845 g                                  0,011/g
+ Flocos de Coco                                                                      885 g                                 0,025/g
+ Granulado Macio                                                                 840 g                                 0,012/g
+ Tapetinho Grande                                                              436 unid                            0,02/unid
+ Forminhas Pétala nº4                                                       436 unid                            0,04/unid
+ Caixa de Papelão para 100 doces                                        2 unid                             3,50/unid
+ Caixa de Acetato Quadrada para 4 doces                          4 unid                             0,28/unid
+ Saco Branco de Pipoca Pequeno                                      80 unid                              0,037/unid 
+ Detergente Líquido                                                    +/- 375 ml                                  0,0052/ml
=Total Imobilizado em Estoque                                                                             R$ 217,51
=Aquisições
+ Panela Inox Fundo Triplo 18/10 24 cm                       60 parc                                 3,50/cada
+ Colher de Silicone Cabo Longo                                         1 unid                               11,60/unid
+ Vidro com tampa tipo Marmitex 500 ml                        3 unid                              14,90/unid
+ Potes de Vidro tipo Biscoito Médio                                  3 unid                               8,50/unid
+ Pão Duro de Silicone Cabo Curto                                     1 unid                                8,00/unid
+ Livro Caixa                                                                            1 unid                               15,00/unid
+ Caderno 1 Matéria Capa Dura                                           3 unid                                6,90/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Azul                                       1 unid                                2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Preta                                     1 unid                                2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Vermelha                             1 unid                                2,00/unid
+ Corretivo Líquido                                                                1 unid                                 3,00/unid
= Total de Aquisições                                                                                               R$ 344,50
= Total de Investimentos Realizados                                                                    R$ 210,00
= Total de Compras e Aquisições                                                                           R$ 562,10
= Outros Gastos     
(-) Horas Trabalhadas_COMPRAS/AQUISIÇÕES          120 min                            0,1127/min
(-) Passagens_COMPRAS/AQUISIÇÕES                               2 unid                           3,20/unid
(-) Horas Trabalhadas_GAD                                                   90 min                           0,1127/min
= Total de Outros Gastos                                                                                         R$ 30,067
= Total de Horas Trabalhadas em Outros Gastos             210 min                  R$ 23,667
= Despesas de Vendas 
(-) Caixa de Acetato Quadrada para 4 doces                        16 unid                            0,28/unid
(-) Passagens_VENDAS                                                             2 unid                            3,20/unid
(-) Lanche_VENDAS                                                                  1 unid                             9,90/unid*
(-) Horas Trabalhadas_VENDAS                                        180 min                             0,1127/min
    *Observe que é o único item cujo valor varia do "direcionador", no caso, R$10,00 provisionados para este fim, pois deve-se registrar o que de fato foi gasto com ele.     
= Total de Despesas de Vendas                                                                                R$ 42,39         
= Total de Horas Trabalhadas Outros Gastos+Vendas      390 min                 R$ 43,953
= Movimentação do Caixa
= Caixa Anterior                                                                                                          R$ 83,30
(-) Saídas do Dia                                                                                                          R$ 25,60
+ Entradas do Dia                                                                                                     R$ 160,00
= Saldo do Caixa no Final do Dia                                                                           R$ 217,70

* Observações*
Demais informações quanto à Projeção de Produção, Vendas e Faturamento Semanal e Outras Observações não sofreram mudanças em relação ao registrado no dia 13.07.17.
.......................................................................................................................................................


Após feita a atualização de seu Controle Geral, Ana procedeu seu Relatório de Vendas e Faturamento em seu caderno Anotações Gerenciais e Diversas, conforme modelo que desenvolveu para atender suas necessidades. Esse é seu "Relatório Diário de Vendas e Faturamento":

.......................................................................................................................................................
* Relatório Diário de Vendas e Faturamento*

= Vendas de 64 unidades a R$ 2,50 cada                                                                  CPu
(-) 32 Tradicionais                                                                                                      R$  0,96 
(-) 10 Delícias de Amendoim                                                                                    R$  0,98
(-) 10 Prestígios                                                                                                           R$  0,98
(-)   6 Beijinhos                                                                                                             R$  1,01
(-)   6 Amendoins                                                                                                         R$  1,00
= Total do Custo de Produção dos Brigadeiros                                                   R$ 62,38
= Custo Médio de Produção por Unidade (é variável)                                       R$  0,99
Total de Despesas de Vendas                                                                               R$ 42,39
= Total Gastos de Vendas                                                                                         R$ 120,32
= Receita Bruta de Vendas                                                                                       R$ 160,00
= Receita Descontado CPV Total                                                                            R$   32,68

*Informações Extras*
Contábeis e Financeiras
Custo de Vendas por Unidade (é variável)                                                         R$ 0,69  
- Previsão de GAD Atual por unidade (parte variável+parte fixo)                  R$ 0,20          
- Custo do Produto Vendido (é variável)                                                               R$ 1,88
- Margem de Contribuição Unitária (0,248 | MCu = Pv-Cv)                             R$ 0,62
- Margem de Desconto sem Lucro (0,02)                                                               R$ 0,05 
- Margem de Desconto com Lucro (0,216)                                                             R$ 0,54
Adicionais
- Sobras de Vendas? Não
- Fiados? Não
- Boletos ou Prestações a Pagar? Não

* Registros na Movimentação do Caixa *
- Saiu R$ 25,60 como Despesas com Vendas;
- Entrou R$ 160,00 como Receitas de Vendas;
- O Caixa Atual é de R$ 217,70. 
.......................................................................................................................................................

Ana deverá fazer um relatório como esse todos os dias, tomando como base os valores atualizados de seus custos, conforme for produzindo, vendendo e repondo o estoque. Se houverem "sobras de vendas", ou seja, alguma unidade que tenha retornado ou tenha sido doada, é preciso indicar o sabor. Caso tenha sido doada, se faz necessário indicar o motivo também, pois essas informações são dados que comporão seu "Relatório Gerencial Mensal". Ambas anotações (Vendas e Gerenciais) são feitas em caderno específico, no Caso de Ana ela o nomeou "Informações Gerenciais e Anotações Diversas _ Caderno 1; Ano 1 - 2017".


O Planejamento de Produção (vide post 1/6), que se refere ao que e quanto será produzido durante a próxima semana, deve ser feito observando o que há em estoque para poder determinar o que e quanto será comprado. Esse Plano, bem como a Agenda de Encomendas para controle dos pedidos e datas de entrega, também são feitos em caderno específico, o de Ana chama-se Planejamento da Produção e Encomendas.

Quando chegou no final de Julho/17, Ana apurou seus dados e os compilou em um "Relatório Gerencial de Julho/17", um tipo de relatório essencial, que Ana também o construiu de uma forma que lhe fosse fácil utilizar e lhe desse as informações que ela precisa. Assim:
.......................................................................................................................................................
*Relatório Gerencial de Julho*

= Saldo do Caixa Atual       R$ 1.479,00

= Horas Trabalhadas em Julho/17
(-) Em Vendas                                         27h
(-) Em Produção e Embalagens          32:40h 
(-) Na Administração e Diversas         12:30h
= Total de Horas Trabalhadas              72:10h  ou  4.330 minutos                               487,99
= Horas Previstas Adm/Diversas                             2.400 minutos
= Horas Realizadas em 1/2 mês                                   750 minutos
= Produção Prevista para um mês                            1.680 unidades
= Produção Realizada em 1/2 mês                               740 unidades
= Custo Base de Oportunidade                                                                                        1.487,50
(-) Diferença entre Remuneração Gerada e o CO                                                           999,51   


*Apuração de Resultados Simplificada*
= Total de Unidades Produzidas                                  740 unidades
= Total de Sobras de Vendas                                             0 unidade
= Total da Receita Bruta do Período                                                                              1.850,00
(-) Total de Gastos Incorridos                                                                                            1.327,73**
(-) Parte do Capital Investido a ser restituído                                                                   138,00*** 
= Receita Líquida Após Descontos no Período                                                               384,27
= Fundo para Investimento 10% sobre a RL                                                                     38,43
= Lucro do Período                                                                                                               345,84
= Retirada a ser feita do Caixa em 01/08/17                                                                   971,80.****

**(-) Produção: R$ 732,60
    (-) Vendas: R$510,60
    (-) GAD: 84,53 (nesse mês só houveram Trabalhos Administrativos)
         Deste somatório, R$839,74 não é gasto com remuneração.
*** (refere-se ao total das Aquisições, sendo que da panela o valor refere-se à parcela 1 de 60)
**** (R$ 487,99 + R$ 345,84 + R$ 138,00 =  R$ 971,83)


*Conclusão*
É necessário alavancar as vendas para cobrir todos os custos, inclusive o Custo de Oportunidade que ainda não está coberto, pois estou trabalhando abaixo do Ponto de Equilíbrio.
É importante reduzir a quantidade de Horas Trabalhadas, melhorando os processos, porém mantendo a qualidade. Isso deve ocorrer à proporção que eu ganhar mais prática.

*Decisão*
Para que o preço continue competitivo e eu consiga ganhar mercado, alcançando, no mínimo o PE, é necessário que eu permaneça operando "no prejuízo" até formar a demanda necessária para mais 700 unidades de brigadeiros mês, passando a 2.380 unidades/mês, pelo menos.

*Observações Importantes*
= O Troco que é levado diariamente pertence ao Caixa Geral, equivale a R$ 100,00 e está distribuído da seguinte forma:
Despesas: R$ 17,00
Papel: 1 nota de R$20,00;
            2 notas de R$ 10,00;
            4 notas de R$ 5,00.
Moeda: 10 moedas de R$ 1,00, e
               26 moedas de R$ 0,50.  
.......................................................................................................................................................


Com esses relatórios Ana consegue manter o controle, orientar-se, planejar e dirigir-se quanto às decisões e ações que deve tomar em relação ao seu negócio. Veja que as anotações fogem aos padrões contábeis, porém as aproxima de nossas necessidades diárias de forma bem simples e fácil.

A partir de agora, Ana vai seguir sua jornada e nós a nossa.

Empreender por necessidade é algo bastante delicado e desafiador. É delicado porque é necessário conhecer bem seus números e possibilidades. É desafiador porque nos exige uma persistência sobre-humana, pois normalmente trata-se da única renda que temos. Porém, é possível transformar essa modalidade de empreendimento em outra mais ampla, como é o caso da modalidade por oportunidade.

O importante é saber o que se deseja, onde se pretender chegar e persistir se assim entender que deve, sempre de forma consciente e responsável, cumprindo com todas as obrigações assumidas. 

O próximo post será sobre Ponto de Equilíbrio. A partir de agora a Oficina fará um post por mês, sempre no último dia do mês.

Assista ao vídeo dessa matéria no Canal do You Tube: Oficina de Ofícios.

Me acompanhe nas redes sociais: @oficinadeoficios!

Caso desejar, me envie e-mail para oficinadeoficios@gmail.com.


Obrigada e Até!

...........................................................................................................................................................
Observações Importantes:

- 1, sobre o CV: do valor apresentado Não foram retirados das parcelas que compuseram o CPV (R$ 1,88) os valores relativos às remunerações das horas trabalhas (CF de ANA), pois pretendo entrar nesses detalhes no próximo post. Nesse momento, optei em ilustrar como é importante conhecer o Ponto de Equilíbrio;

- Sobre os registros das movimentações no Controle Geral:
O objetivo desse controle é apresentar todas as mobilizações acumuladas dentro de um período (mês = competência), assim, nele devem ser, preferencialmente, acumulados os valores ali demonstrados, quer positiva ou negativamente (somando e diminuindo);


- Sobre o Relatório Diário de Vendas e Faturamento:
Esse relatório tem como foco demonstrar as mobilizações diárias apresentadas. Assim, no dia ilustrado por Ana, Despesas com Vendas teve a mesma movimentação Tanto nele como no Controle Geral. Porém, se fosse o dia seguinte, por exemplo, ficaria assim:


.......................................................................................................................................................
* Relatório Diário de Vendas e Faturamento*

= Vendas de 64 unidades a R$ 2,50 cada                                                                CPu
(-) 32 Tradicionais                                                                                                    R$ 0,96
(-) 10 Delícias de Amendoim                                                                                  R$ 0,98
(-) 10 Prestígios                                                                                                         R$ 0,98
(-) 6 Beijinhos                                                                                                            R$ 1,01
(-) 6 Amendoins                                                                                                        R$ 1,00
= Total do Custo de Produção dos Brigadeiros                                               R$ 62,38
= Custo Médio de Produção por Unidade (é variável)                                     R$ 0,99
= Total de Despesas com Vendas
(-) Caixa de Acetato Quadrada para 4 doces                 14 unid                       R$ 0,28
(-) Passagens_Vendas                                                         2 unid                        R$ 3,20
(-) Lanche_Vendas                                                               1 unid                       R$ 8,90
(-) Horas Trabalhadas_Vendas                                      180 min                       R$ 0,1127  
= Total de Despesas com Vendas                                                                       R$ 36,85
= Total Gastos de Vendas                       (62,38 + 36,85)                                 R$ 99,23
= Receita Bruta de Vendas                                                                                 R$ 160,00
= Receita Descontado CPV Total                                                                        R$ 60,77


*Informações Extras*

Contábeis e Financeiras
- Custo de Vendas por Unidade (é variável)                                                        R$ 0,69
- Previsão de GAD Atual por unidade (parte variável+parte fixo)                  R$ 0,20
- Custo do Produto Vendido (é variável)                                                              R$ 1,88
- Margem de Contribuição Unitária (0,248 | MCu = Pv-Cv)                          R$ 0,62
- Margem de Desconto sem Lucro (0,02)                                                           R$ 0,05
- Margem de Desconto com Lucro (0,216)                                                         R$ 0,54
Adicionais
- Sobras de Vendas? Não
- Fiados? Não
- Boletos ou Prestações a Pagar? Não



* Registros na Movimentação do Caixa *

- Saiu R$ 20,90 como Despesas com Vendas, pois foram compradas mais 20 Caixas de Acetato Quadradas para 4 doces;
- Entrou R$ 160,00 como Receitas de Vendas;
- O Caixa Atual é de R$ 356,80.
.......................................................................................................................................................





E o Controle Geral, ficaria assim:
.......................................................................................................................................................

*Controle Geral*

= Estoque (antes da segunda produção)
+ Leite Condensado                                                                     13 lt                                  6,00/lt
+ Leite Líquido                                                                       2280 ml                                 0,003/ml
+ Chocolate em Pó 50%                                                          200 g                                    0,06/g
+ Margarina                                                                               780 g                                    0,01/g
+ Amendoim Torrado e Triturado                                        690 g                                    0,011/g
+ Flocos de Coco                                                                       770 g                                    0,025/g
+ Granulado Macio                                                                  680 g                                    0,012/g
+ Tapetinho Grande                                                                 372 unid                              0,02/unid
+ Forminhas Pétala nº4                                                          372 unid                              0,04/unid
+ Caixa de Papelão para 100 doces                                           2 unid                              3,50/unid
+ Caixa de Acetato Quadrada para 4 doces                           10 unid                              0,28/unid
+ Saco Branco de Pipoca Pequeno                                          60 unid                              0,037/unid
+ Detergente Líquido +/-                                                        250 ml                                 0,0052/ml
=Total Imobilizado em Estoque                                                                                          R$ 175,28
=Aquisições
+ Panela Inox Fundo Triplo 18/10 24 cm                              60 parc                               3,50/cada
+ Colher de Silicone Cabo Longo                                                1 unid                             11,60/unid
+ Vidro com tampa tipo Marmitex 500 ml                               3 unid                            14,90/unid
+ Potes de Vidro tipo Biscoito Médio                                         3 unid                             8,50/unid
+ Pão Duro de Silicone Cabo Curto                                             1 unid                             8,00/unid
+ Livro Caixa                                                                                    1 unid                           15,00/unid
+ Caderno 1 Matéria Capa Dura                                                  3 unid                             6,90/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Azul                                              1 unid                             2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Preta                                             1 unid                            2,00/unid
+ Caneta Esferográfica "BIC" Vermelha                                     1 unid                            2,00/unid
+ Corretivo Líquido                                                                         1 unid                            3,00/unid
= Total de Aquisições                                                                                                             R$ 344,50
= Total de Investimentos Realizados                                                                                  R$ 210,00
= Total de Compras e Aquisições                                                                                         R$ 519,78
= Outros Gastos
(-) Horas Trabalhadas_COMPRAS/AQUISIÇÕES                120 min                          0,1127/min
(-) Passagens_COMPRAS/AQUISIÇÕES                                    2 unid                          3,20/unid
(-) Horas Trabalhadas_GAD                                                      150 min                           0,1127/min
= Total de Outros Gastos                                                                                                         R$ 36,84
= Total de Horas Trabalhadas em Outros Gastos                  270 min                           R$ 30,429
= Despesas de Vendas
(-) Caixa de Acetato Quadrada para 4 doces                            30 unid                            0,28/unid
(-) Passagens_VENDAS                                                                  4 unid                            3,20/unid
(-) Lanche_VENDAS                                                                        2 unid                          9,40/unid*
(-) Horas Trabalhadas_VENDAS                                              320 min                          0,1127/min
*Observe que é o único item cujo valor varia do "direcionador", no caso, R$10,00 provisionados para este fim, pois deve-se registrar o que de fato foi gasto com ele. A partir desse ponto, esse valor será uma média dos valores gastos. Aqui foram: (9,90 + 8,90) = 18,80/2 = 9,4. O valor real está na Movimentação de Caixa. Esse valor serve apenas para você mensurar quanto você está gastando com esse item, qual o percentual que ele representa tanto sobre os Custos quanto sobre os Ganhos, relacionando seus esforços quanto ao retorno gerado e etc.
= Total de Despesas de Vendas                                                                                             R$ 76,07
= Total de Horas Trabalhadas Outros Gastos+Vendas              590 min                       R$ 66,493
= Movimentação do Caixa
= Caixa Anterior R$ 217,70
(-) Saídas do Dia R$ 20,90
+ Entradas do Dia R$ 160,00
= Saldo do Caixa no Final do Dia R$ 356,80


* Observações*
Houve nova compra de embalagens Acetato quadrada para 4 doces, no valor de R$ 5,60, 20 unidades. Hoje foram consumidas 14 unidades.
Demais informações quanto à Projeção de Produção, Vendas e Faturamento Semanal e Outras Observações não sofreram mudanças em relação ao registrado no dia 13.07.17.
.......................................................................................................................................................


Observe que antes você faz o Relatório Diário de Vendas, e depois a atualização do Controle Geral, porém o primeiro registro a ser feito é a Movimentação do Caixa.
Segue a Movimentação do Caixa de Ana para o mês de Julho/17:




O Banco de Horas Trabalhadas no mês de Julho/17 por Ana, foi:

*Banco de Horas Trabalhadas*

Produção = 32:40hs
17/07     1:20
18/07    1:20 + 2:00
19/07    1:20 + 2:00
20/07   1:20 + 2:00
21/07    1:20 + 2:00 (vendas)+ 1:20 + 2:00 (encomenda)
24/07   1:20 
25/07    1:20 + 2:00
26/07    1:20 + 2:00
27/07    1:20 + 2:00
28/07    1:20 + 2:00  

Vendas = 27hs
18/07    3hs
19/07    3hs
20/07   3hs
21/07    3:30 hs (ônibus errado)
24/07   3:30 hs ( entrega encomenda)
25/07    3hs
26/07    3hs
27/07    1:30

28/07    1:30
29/07    2hs

GAD = 14:30
13/07    2hs (compras e aquisições)
17/07    1:30 (GAD + Compra detergente)
18/07    1h
19/07    1h
20/07   1h
21/07    1h
24/07   1h
25/07    1h
26/07    1h
27/07    1h
28/07    1h
29/07    1h 

= Total de Horas Trabalhadas 32:40 + 27 + 14:30 = 74:10hs (nas contas feitas, Ana usou 72:10, porque desconsiderou as horas que mensurou ter gasto dia 13/07/17, lembra? - Vide post).

Então, é isso.

Agradeço mais uma vez e até!

Redes Sociais: @oficinadeoficios

Comentários