5/6 Cálculo de Custos Aplicado a Brigadeiros

Olá, tudo bem?

No post anterior vimos que Ana já apurou o seu Custo de Produção por Unidade em sua primeira produção "profissional", encontrando os seguintes valores:



 Como já foi dito, essa é apenas uma parte dos Gastos Totais por Unidade. Assim, podemos dividir os Gastos Totais em:
- Custos de Produção;
- Custos de Vendas, e
- Gastos Administrativos e Diversos.

Ou seja: GT = CP + CV + GAD

Assim sendo, os Custos de Produção é apenas 1 de 3 partes que formas os Gastos Totais que devem ser considerados para formar o preço de venda.

Hoje Ana irá apurar seus Custos de Vendas e Formar seu Preço de Venda projetando os Gastos Administrativos e Diversos, além de incluir percentuais de Perdas, para cobrir possíveis sobras (retornos de vendas). Também irá aplicar o percentual para Pagadores Duvidosos, pois está considerando a hipótese em ceder crédito em algum momento, fora que também prepondera a hipótese de trabalhar com cheque porém, para esse caso, por causa do preço e volume de vendas, mesmo em escala, um prejuízo causado por não pagamento em volumes de centos, seriam lançados diretamente como prejuízo, uma vez que não seria possível cobri-los na totalidade por esse percentual.

Então, vamos lá?

Para realizar suas vendas, Ana vai gastar + 2 passagens e planeja consumir 3hs de trabalho. Além disso, vai precisar fazer novas compras, agora de embalagens de acetato quadradas para 4 doces e saco de pipoca pequeno, a fim de embalar seus doces para viagem oferecendo assim, um conforto necessário aos seus clientes, promovendo um possível  aumento em suas vendas. Por sorte, Ana tem perto de casa uma loja de embalagens cujos preços são acima da média praticada no Centro da cidade, porém, que lhe resolve nesse instante, economizando assim tempo e dinheiro.


Ana comprou 20 caixas de acetato quadradas para 4 doces com tampa e pagou R$ 0,28 por cada uma. Também pagou R$0,037 por unidade de saco para pipoca pequeno, O pacote de saco para pipoca vem com 100 unidades.

Lançando esses novos dados aos custos, fica assim:


* 180 minutos. Indicar 180 min.

Ana preferiu prevenir o Lanche nos custos, pois se as vendas se estendessem por mais tempo que o planejado, certamente sentirá fome e irá lanchar. Ana vai levar para as vendas as 20 caixas quadradas e 20 sacos de pipoca.

Assim, dividindo R$ 43,61, que é o total previsto para os Custos de Vendas por 64 unidades de brigadeiros que Ana produziu, vai encontrar o Custo de Venda por Unidade de R$ 0,69*

Até aqui Ana já consumiu 1h/t de Atividades Administrativas, não teve despesas com testes e gastou mais 30 minutos para realizar as "compras extras" da embalagens. Também usou R$ 9,30 para adquirir as embalagens e precisa ser debitado do caixa. Porém, esses valores são variáveis dependendo da quantidade de unidades produzidas.

Dessa forma, além da variação que os Custos de Vendas podem sofrer por causa de sua relação direta com o volume de doces produzidos, Ana também precisa prever a parcela a ser direcionada para cobrir os Gastos Administrativos e Diversos, que também irão variar em sua expressão por volume de unidades produzidas, porém, mensalmente.

Tendo isso em mente, Ana previu os seguintes itens para planejar seus Gastos Administrativos e Diversos (GAD):
- Plano de Horas Trabalhadas:    40 hs;
- Quantidade de Testes Previstos/mês:  2 receitas, com custo médio por cada uma de R$ 12,25;
- Previsão para Outros Gastos Diversos: 10% da soma relativa aos valores dos dois itens acima.

No caso, o total mensal seria de R$ 294,98 + 10% = 324,49. Dividindo esse valor pela Previsão de Produção Mensal (1680), ela encontrou o seguinte valor para GAD por unidade: R$ 0,1932. Ana preferiu considerar R$ 0,20*.

Agora Ana vai fechar os Gastos Totais dela por Unidade:
GTu = CPu + CVu + GAD , onde:

GTu = Gastos Totais por Unidade;
CPu = Custos de Produção por Unidade;
CVu = Custos de Vendas por Unidade, e
GAD = Gastos Administrativos e Diversos por Unidade.


Substituindo as siglas pelos valores já conhecidos, temos:

GTu = 0,99 + 0,69 + 0,20
GTu = 1,88.
Observe que Ana utilizou o Custo Médio de Produção!

Depois de encontrar seu GTu, Ana precisa aplicar os percentuais para cobrir Perdas(2%) e Pagadores Duvidosos (2%):

Aplicando o Percentual de Perda:
GTu x (1+ 2%) =
1,88 x 1,02 = 1,9176, aplicando a regrinha = 1,92.
Ou seja, Ana encontrou 0,04 a serem acrescidos sobre cada unidade de brigadeiro para cobrir Perdas (Peças que eventualmente retornem das vendas).
Todas as vezes que você encontra um percentual e for calcular, deve transformá-lo em número decimal, para isso, divida o valor do percentual pretendido por 100: 2/100 = 0,02.

Depois disso, Ana aplicou 2% para cobrir "Pagadores Duvidosos":
1,92 x 1,02 = 1,96.

Pronto, agora Ana possui o valor por unidade que deve cobrir todos os Gastos e Riscos Previstos. Nesse ponto, Ana nem ganha e nem perde. Porém, "todo negócio deve gerar lucro". Assim, após encontrar o valor acima, Ana precisa aplicar seu percentual de lucro desejado.

Lembra-se que Ana decidiu que queria receber 30% de lucro por todo esforço empregado? Então, vamos ver se é aplicável nesse momento para Ana?

1,96 x 1,30 = 2,55.

Ops! Ana encontrou um valor acima do Preço de Venda (PV) que praticou e deseja continuar praticando. O que Ana preferiu fazer?

Ana preferiu proceder uma readequação do percentual de lucro desejado para 25%, pois considerou o preço médio de mercado praticado para seu tipo de produto e identificou que a qualidade de seus docinhos tem grande chance de conquistar uma boa clientela, ganhando uma vantagem competitiva se mantiver seu preço, principalmente nesse início, em R$ 2,50. Assim, se ela aumentasse agora, corria o risco de ter muita dificuldade para abrir mercado e manter os clientes que começou a fazer. Então:

1,96 x 1,25 = 2,45.

Ana acabou de encontrar seu Preço Mínimo de Venda que garante seu percentual de Lucro ( PVu = GTu + % de Perda + % de Pagadores Duvidosos + % de Lucro).

Observe que Ana irá vender cada unidade por R$ 2,50, e seu Preço Mínimo de Venda é de R$ 2,45, restando 0,05 como margem de desconto, pois Ana não deseja dispor de seu lucro para ofertar descontos. Para realizar promoções, Ana pretende trabalhar os preços de compras e aquisições bem como ampliar a escala de produção, hoje provisionada em 1680 doces/mês.

Agora Ana pode ir vender! Viva!!!

No próximo post, 31/08/2017, Ana realizará atividades administrativas, consolidará seu fluxo de vendas, fará seu primeiro balanço semanal, projetará seu balanço mensal (para 30 dias), atualizará seus Caixa e Estoque e Planejará as próximas Compras e Aquisições, finalizando assim o primeiro Ciclo de seu negócio.

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