Embalagens: Como agregar valor ao seu brigadeiro _ DICAS

Olá, tudo bem?

Assitiu ao vídeo: https://youtu.be/t8N616TT-HU


Ainda não? Vai lá "dar aquela espiadinha"! Rs


Hoje o assunto é sobre embalagens para brigadeiros. Então, senta que lá vem ideias!!!

Já é sabido que as embalagens enriquecem o produto, agregam valor e encantam ainda mais ao seu cliente. Esse assunto pode ser repartido em 4 tópicos, porém, tratados de uma vez. Quais são eles?
- Apresentação: A primeira impressão é a que fica e seduz;
- Embalagens unitárias;
- Embalagens para transporte de encomendas para festas e eventos, e
- Embalagens presenteáveis.


Em embalagens para transportes, vou tratar das retornáveis e das não retornáveis, inclusive as unitárias. Já nas presenteáveis, incluirei as de lembrancinhas.

Vamos lá?


Apresentação: A primeira impressão é a que fica e seduz

Que as embalagens podem constituir um diferencial atrativo, é um fato. Não é a toa que muito se investe nelas, principalmente quando se trata de construir uma identidade visual. Além disso, se apropriadas, facilitam o manejo, transporte e entrega.

Para brigadeiros existem muitas possibilidades. Hoje o mercado de festas e de "brigadeiria" está bastante sortido e acessível, apresentando opções desde as unitárias às presenteáveis.

Uma embalagem bonita e fácil de lidar adiciona valor ao seu produto. Muitas vezes, o cliente precisa conhecer as opções "para viagem" e as presenteáveis, e assim então, começar a "procurar por elas". Para isso, é preciso ter disponível uma e outra, sempre que possível.

Se você vende nas ruas ("em rotas"), deve observar os perfis de compra de seus clientes, o que cada um sugere, pede ou deseja. Assim, você poderá ir identificando os compradores potenciais para esses produtos diferenciados. Claro que também costuma-se um ou outro acabar perguntando se você tem mas, na maioria dos casos, você precisa "provocar essa demanda" apresentando os produtos.


Embalagens unitárias

Sejam as forminhas, sejam as caixas próprias para as "doses únicas" e as individuais, como as "blisters" de acetato por exemplo, elas merecem especial atenção, pois elas são fundamentais para o sucesso de seu negócio.

Falando das forminhas, existem várias, desde as tradicionais às mais traballhadas, usadas normalmente para festas. Para todas, o uso do "tapetinho" se faz indicado a fim de aumentar a "vida útil" do acessório, pois ele protege a forminha e conserva melhor o docinho, evitando que o mesmo umedeça o papel da embalagem usada. Para avitar "briga" entre cores e estampas, use os tapetinhos redondos, pequenos e totalmente transparentes 

Para vender nas ruas ("em rotas"), é preciso apostar em recipientes planos, transparentes, fáceis de abrir porém, firmes e seguros o suficiente para não abrirem inapropriadamente. Eu utilizei vasilhas plásticas, mas hoje existem disponíveis na internet, em especial no Mercado Livre, caixas acrílicas com divisórias e tampa, leves e bastante adequadas ao manejo na rua, principalmente em food bikes.

Outra coisa que você deve observar, além da adequação para vendas "em rotas" dos recipientes, é o volume de doces transportado por cada vasilha bem como o peso "cheio" e "vazio" pois, normalmente, os trajetos são feitos à pé e as vasilhas carregadas na mão (caso você vá atrás do seu cliente), e isso pode acarretar problemas de ordem ortopédica.

Outros pontos importantes são:
- No caso do transporte em vasilhas sem divisórias, para facilitar o manejo, é aconselhavel deixar a folga de um docinho para que você consiga retirá-los com mais facilidade;
- Andar com um vidrinho contendo álcool gel para ir "desenfectando" as mãos. Lave-as sempre que possível. Se conseguir adaptar, e transportar de forma higiênica, use um "apanhador" para retirar os doces. Eu não consegui usá-lo, mas talvez você seja mais habilidosa(o);
- O uso da forma pétala em lugar da tradicional se demonstrou melhor tanto para retirar os docinhos da vasilha, quanto para transportá-los sem divisórias ou colméias, além de deixar a apresentação bem bonita. Hoje existem opções bem em conta e com qualidade cuja unidade sai em torno de R$0,04;
- Para vendas nas ruas também é importante ter uma embalagem "para viagem", pois muitos decidem levar mais que um docinho para comer depois ou fazer um agrado a alguém. Eu usava a "caixa quadrada de acetato para 4 doces", que também servem para montar lembrancinhas (veja foto no post do face @oficinadeoficios). Também é bom que tenhas sacolinhas, mesmo plásticas, facilita para o cliente. Não esqueça de adicionar tudo isso ao custo, ok?;
- A "imagem" de sua(s) vasilha(s) e a sua apresentação pessoal definem o primeiro impacto sobre sua credibilidade, então, nada de recipientes arranhados, sujos ou quebrados, chinelos, unhas sujas, cabelos soltos (você abre as vasilhas, pode cair cabelo, por isso recomendo evitar), maquiagem em excesso e perfumes fortes. Pense no conjunto, e quanto ao calçado, pense no impacto que seu corpo recebe para continuar trabalhando diariamente em todas as etapas, ou as que você se envolve .


Embalagens para transporte de encomendas para festas e eventos

Geralmente, encomendas para festas e eventos são feitas a partir de cem peças (cento) mas, para reuniões menores, também ocorrem encomendas abaixo de 100 unidades. Nesse caso, é comum trabalhar com "meio cento" (50 unidades). Para volumes abaixo de cinquenta peças é importante avaliar os custos de produção e entrega envolvidos, pois, tanto a "perda" das sobras de receitas quanto de "restos" de confeitos, pode gerar prejuízos.

Assim, se for atender um cliente cujo pedido é inferior a 50 peças, se a data encaixar "na rota", é completamente viável, desde que você consiga levar contigo sem se atrapalhar (recomendo iniciar por ele). Se ele quiser retirar, você correrá o risco de ter sua rotina atrapalhada por eventual atraso, e que isso impacte negativamente sua venda diária. Porém, existem vendas que não geram retorno imediato, mas geram a fidelização do cliente e, muito provavelmente, várias vendas futuras .

Adendo importante: Tudo que aumenta custo reduz sua margem de retorno e/ou pode causar prejuízos, assim, toda e qualquer decisão de "agregar valor", "facilitar para o cliente" e "incentivo à fidelização" deve estar enquadrada num custo racional e praticável, ou seja, viável. Caso contrário, você poderá quebrar, "trabalhar trocando dinheiro" ou ser forçado a aumentar o preço de venda se arriscando a operar acima do preço médio de mercado para seu produto. Digo arriscar porque isso pode reduzir seu volume de vendas, ainda que momentâneamente, então deve ser uma decisão muito bem pensada.

Para transportar "centos" opte por caixas quadradas ou retangulares, próprias para doces, evitando as usadas para pizzas, normalmente elas medem 35cm x 37cm x 5cm. Se possível, encomende com "sua cara" em uma gráfica, mas na internet, inclusive no Marcado Livre, já existem caixas com formato e aparência pré-definidos, voltadas exclusivamente para o transporte de docinhos, cuja apresentação é bem mais agradável que as "adaptadas de outros usos" e de custo absorvível.


Embalagens presenteáveis

Quem gosta de papelaria??? Eu amooo (rs). Pois é, antes só era possível encontrar as caixas presenteáveis em papelarias, ou, caso desejasse fazer "do seu jeito", comprar papel para craft que era bastante difícil de encontrar. Graças a Deus, as coisas mudaram. Hoje as embalagens presenteáveis são facilmente encontradas, bem como os papéis usados para fabricá-las artesanalmente, cujas estampas estão cada uma mais linda que a outra.

Presentear com brigadeiros é uma demonstração de carinho e amor. Porém, caixinhas com estampas e texturas ainda ficam um pouco acima do preço médio para o mercado capixaba, mas as coisas estão melhorando .

No mercado existe uma gama de opções, tipos e formatos, "pré-fabricadas" e vendidas em lote, que agregam valor a um custo menor que as artesanais bem feitas, apesar destas causarem melhor impressão por demonstrarem maior cuidado e carinho tanto na escolha das estampas e combinações quanto no acabamento, que inclusive, você mesma(o) pode aprender a fazer. Há na rede (internet) moldes imprimíveis para fazermos nossas próprias caixinhas!

Eu trabalhei com caixinhas artesanais feitas pela Liz Benicá que trabalha com craft e faz caixinhas "maravilindas", e também usei as "prontas", vendidas em lojas de produtos para festas.

Quando for usar as presenteáveis, existem alguns truques que facilitam o manejo e garantem a entrega, por exemplo:
- "travar" a caixinha com fita adesiva ou adesivos decorados nas laterais contrárias ao laço;
- se for decorar com fita, use antes um cordão de sisal para deixar a caixinha mais firme;
- "bandejas colméia", são vendidas em kits, acompanhadas por tampa. É só prender, preferencialmente, com algum adesivo. Você pode enfeitar com laço, etiqueta... ficam uma graça e o custo é bem baixo. Usei como alternativa para 16 unidades. Também é possível utilizar a parte da colméia encaixando perfeitamente numa caixa artesanal ou não, só sendo necessário retirar a "borda externa da margem".

Atenção: você pode diluir os custos de embalagens, incluindo as sacolas e enfeites, direto no preço unitário do brigadeiro ou acrescentar "em separado" ao produto final. Vai depender de seu foco de mercado, do preço médio de seu produto e sua margem definida de ganho.

Capricho, essa é a palavra de ordem. Aliás, bom gosto, qualidade e custo viável devem ser parametrizados por ela, em tudo, inclusive no momento de decidir sobre quais embalagens utilizar.

Na maioria das vezes é melhor ganhar menos por unidade, para ganhar mais depois, gerando um bom referencial diante do seu mercado, o que acaba refletindo em mais vendas, porém, sem comprometer a saúde do seu negócio .

No próximo post pretendo tratar sobre os custos envolvidos na fabricação e venda de brigadeiros.

Veja as fotos deste post no face @oficina deofícios 

Obrigada!

Até




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