Brigadeiro de Churros _ Tudo!!!

Oi, pessoal!

Gostaram da receita do brigadeiro de churros?
https://youtu.be/Y5gQr--ImJ0

É tão gratificante estar compartilhando as receitas de meus brigadeiros com vocês!

Quando comecei a fazer brigadeiros para vender, usei como base uma receita adaptada de uma receita que a mãe de uma amiga minha me ensinou quando eu tinha uns 11 anos... Fiz o maior sucesso no aniversário de uma tia, e olha que na receita iam achocolatado e um copo (uns 200 a 250 ml) de leite!

Depois que comecei a vender, à proporção que os dias foram passando, os clientes foram pedindo sabores novos.  E, graças a Deus, existe o "Dr. Google" para encontrar as receitas como, por exemplo, as de pelé e xuxa e pistache porém, a maioria não ficou com a textura e a cremosidade habitual de meus brigadeiros... foi aí que comecei a testar outras proporções,  e acabei percebendo duas coisas:
- para qualquer sabor a minha receita base não mudava (1 lata de leite condensado + 20g de margarina + 120 ml de leite liquido integral), apenas a quantidade do ingrediente principal;
- eu mesma poderia ir testando mudanças, inovações e coisas novas!
Desde então, soltei a imaginação. O cliente me pedia e eu desenvolvia a receita com o meu toque. Assim, cheguei às proporções que uso e a algumas receitas autorais, como a de Damasco com Amêndoas e Castanha do Pará!

Agora vamos à receita?

Anota aí:
1 lata de leite condensado de sua preferência (uso o moça);
20 g de margarina "Qualy" ou manteiga;
120 ml de leite liquido integral;
80g de chocolate branco de sua preferência (usei garoto).

Leve tudo ao fogo baixo, mexendo sempre até dar o ponto.  Não dou um tempo determinado porque este varia dependendo do fogão, da panela e do clima. Normalmente varia entre 20 e 25 minutos. Por isso, fique atenta(o) ao ponto certo. Rende 440g de massa de Brigadeiro de Chocolate Branco.

Após cozido e antes de ser depositado em uma vasílha de vidro com tampa já untada, "espatule" a massa ainda na panela, fora do fogo, preferencialmente apoiada sobre uma pedra fria (mesa de granito, mármore...). Isso deixa seu brigadeiro mais gostoso, pois a textura fica mais lisa, cremosa e macia!

Lembre:
- Se for deixar esfriando no tempo ou na geladeira para bolear, só tampe depois de esfriar um pouco, senão a massa sua e o vapor vai molhar a massa e prejudicar sua qualidade;
- Se for congelar, tampe imediatamente após deitar a massa na vasilha e leve ao freezer ou congelador;
- Para manipular uma massa que foi congelada, retire uns 30 minutos antes 

Trabalhei com tamanhos diferentes até descobrir que o ideal seria trabalhar com apenas um tamanho, pois isso diminuia meu gasto com embalagens, sobra de confeitos diversos, perdas de massa... além de me permitir trabalhar melhor meu "portifólio".

Inicialmente eu trabalhei com os seguintes tamanhos:
- 35g de massa, que descobri depois se tratar da "Dose Emergencial", e assim, "teoricamente", a unidade seria bastante para atender a "necessidade" do cliente;
- 25g de massa, que direcionei inicialmente para eventos empresariais e comerciais,
- e o de 15 g, que comercializei para festas diversas.

Depois que estudei melhor meu produto e seus custos, descobri que o tamanho mais utilizado como "gourmet" possui 20g de massa, e descobri também que esse tamanho concilia melhor custo e retorno, por isso, o adotei posteriormente.

Um dos segredos para mantermos os custos de fabricacão sob controle é economizar. Conhecer quanto se usa de cada material é essencial para evitar desperdícios e calcular com mais precisão quanto cada produto está, de fato, gerando de retorno. Assim, basta dividir quanto cada receita rende pelo peso do tamanho do doce que deseja fazer, para identificar por unidade quanto cada um custa para ser produzido e mensurar com mais segurança por quanto deve, no mínimo, ser vendido.

Para confeitar 24 unidades de brigadeiro de churros você vai precisar de:
- 60 g de açúcar cristal (nessa quantidade já está inclusa uma sobra para que, em caso de "acidente", e precise fazer ou bolear mais unidades, elas não fiquem diferentes por causa da interferência do confeito no doce),
- e uma colher de sopa rasa de canela em pó. Usei a Mais Sabor. Por ser muito leve, a canela não consegue ser pesada nessa balancinha de cozinha que uso. Talvez numa mais sensível, consiga.

Vá boleando as unidades e passando no confeito, ou vá descansando-as nele para depois passar todos de vez. Depois de confeitados, e alocados numa embalagem desejada, que podem ser as forminhas tradicionais - indico usar o tapetinho plástico pequeno entre o doce e a forminha, pois ajuda a conservá-los melhor e a não "melecar" a forma. Vou falar sobre embalagens no próximo post. Fique ligada (o)!

Lembra-se o que eu disse sobre a massa do brigadeiro de churros ser a mesma do brigadeiro de chocolate branco???

Pois é... observem:

Nesse caso, se quiser fazer o brigadeiro de chocolate branco, e for confeitar com granulado, pese 20g de massa. Se for usar "blossoms" (ondas de chocolate), use 16g. Já se optar pelos "crisps", apelido dado ao confeito de cereal coberto por chocolate (ou Crispearls, marca registrada pela Callebaut - Fabricante de chocolate belga, inclusive com uma unidade instalada no Brasil), use 12g - Também vou falar mais sobre chocolate para brigadeiros no próximo post! 

Como pode perceber, para manter o padrão dos docinhos, é necessário adequar o peso da massa ao volume adicionado pelo confeito, e também, é muito importante conhecer o peso acrescido pelo confeito utilizado. Para o padrão de 20g de massa, encontrei um acréscimo médio de 5g de confeito. Lógico que alguns poucos irão adicionar menos ou mais peso mas, no geral, esse é o acréscimo médio. Saber isso ajuda a mensurar quanto se deve comprar de confeito, principalmente, quando se adquire avulso (fracionado em porções). Também permite calcular o custo e a expectativa de retorno com mais precisão.

Certo é que, fazer brigadeiro é um carinho na alma de quem faz, de quem come e de quem recebe. Brigadeiros são bem vindos tanto na sobremesa, quanto na festa e no presente!

No próximo post vou falar sobre chocolates com foco para brigadeiros, utensílios, e embalagens! Aproveite 

Me acompanhe nas redes socias: @oficinadeoficios, no face ("bastidores", sorteios e outras comunicações), insta e you tube ❤

Obrigada!

Até



Obs.: Assim que resolver o problema com o computador, ou aprender onde fica pelo app de blogger, carrego as fotos que separei para esse post. 

Comentários